O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz apresentaram, na manhã de quinta-feira, dia 27, o projecto da futura Capela Mortuária da Freguesia de Santa Cruz, um investimento há muito desejado pelos praienses e que deve abrir portas durante 2012.
Na apresentação da obra, orçada em 600 mil euros (aquisição de terreno e construção), que decorreu no âmbito de uma conferência de imprensa nos Paços do Concelho, Roberto Monteiro sublinhou a importância da empreitada e explicou tratar-se de um projecto que merece um apoio excepcional por parte da Autarquia.
“Existem regulamentos oficiais que prevêem os apoios para a construção de casas mortuárias nas freguesias. No entanto, dada a dimensão da freguesia de Santa Cruz e o número anual de funerais que nela decorrem, os apoios regulamentados não permitem uma obra que corresponda às necessidades. Assim, a Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que este projecto merece um tratamento excepcional, que se justifica pelo facto de em Santa Cruz ocorrerem cerca de 40 por cento dos funerais registados no Concelho por ano e pelo facto de esta ser a maior freguesia da Praia, que abrange uma vasta área e diversas localidades”, explicou o autarca praiense.
“É uma obra que vem colmatar uma falta importante ao nível das infra-estruturas públicas em Santa Cruz”, realçou Roberto Monteiro.
A futura Capela Mortuária de Santa Cruz (cujo processo de construção estará concluído nos próximos meses, devendo a obra começar no final de 2011 ou início de 2012) será construída num terreno junto ao Cemitério da Praia, confrontando com a estrada de Circunvalação.
“Trata-se de um edifício com mais de 500 metros de área coberta, dividido em dois pisos e com todas as valências que garantem a resposta adequada à dimensão de Santa Cruz”, explicou, por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Carlos Armando Costa.
Segundo o autarca, o piso inferior da Capela Mortuária, com uma cota inferior ao nível da estrada de Circunvalação, será destinado a estacionamento e o piso superior, à cota da estrada, disponibilizará uma capela e dois espaços complementares para velório.
“Estas três áreas podem transformar-se numa só, uma vez que as paredes que as dividem são amovíveis. Assim, caso seja um funeral com muitas pessoas, é possível acederem a um espaço maior”, explicou.
A entrada para a Capela Mortuária far-se-á por um amplo hall de entrada que confronta com uma varanda e um jardim.
“As zonas de velório são servidas por sanitários, com equipamentos para pessoas com necessidades especiais, e por uma zona de serviço, que pode ser usada para refeições. Estão previstas também câmaras de frio, uma vez que esse tipo de valência só existe no hospital e, pela nossa experiência, por vezes é um equipamento necessário”, explicou Carlos Armando Costa.
“O projecto contempla também uma zona preparada para a instalação de um crematório. Nesta fase não está prevista a aquisição dos equipamentos para esse fim, dado o seu custo, mas ficamos desde já com todas as condições preparadas para, mal seja possível, termos um crematório a funcionar”, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz.
A Capela Mortuária, segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia, será propriedade da Junta de Freguesia. Roberto Monteiro adiantou também que o modelo de gestão do espaço será decidido nos próximos meses.
“De qualquer forma, será um modelo de gestão que não encarecerá os funerais”, sublinhou.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt