As Artes vão estar em destaque na programação deste ano da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do projecto ART@CADEMIA, anunciou, na manhã de segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, adiantou que o projecto recorre às 11 Artes (Música, Dança/Coreografia, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura, Cinema, Fotografia, Banda Desenhada, Videojogos e Arte Digital) para disponibilizar um conjunto de actividades com o objectivo de envolver a comunidade na contemplação, vivência e aprendizagem das Artes, permitir o debate e a formação específica, promover a oferta artística e formar novos públicos.
“Na prática, este projecto, que vai desenvolver-se entre 2011 e 2012, recorrerá a uma das 11 Artes durante um mês e em redor desta temática serão organizadas diversas iniciativas, que podem assumir o formato de conferências, debates, formações, visitas, ensaios abertos, exposições. Essas actividades estarão abertas ao público e, no seu âmbito, permitirão que os nossos parceiros nestes projectos desenvolvam actividades nesses dias. Além disso, durante 2011, aproveitaremos cada um destes meses temáticos para celebrar os protocolos com as várias entidades parceiras, que apresentámos aquando da divulgação da Associação Salão Teatro Praiense”, explicou o autarca praiense.
“É um projecto que decorrerá em paralelo com a programação formativa e expositiva da Academia da Juventude e das Artes, com o objectivo de alargar públicos e de potenciar o contacto das pessoas com a Arte, com a Criatividade e com a Inovação”, sublinhou.
Roberto Monteiro explicou aos jornalistas o projecto ART@CADEMIA no âmbito da apresentação da estratégia e plano de actividades da Academia para 2011.
“É uma estratégia assenta em três vectores: formação, desenvolvimento e apresentação. Ou seja, os três patamares do processo criativo, que a Academia quer potenciar. Disponibiliza formação em várias áreas, cede instalações e equipamentos para que cada criador e artista desenvolva os seus trabalhos – como acontece no programa Artista Residente – e disponibiliza espaços de apresentação e exposição desses trabalhos. No fundo, torna-se parceira em todo o processo criativo e, dessa forma, potencia a construção de uma comunidade artística e criativa, com o objectivo de, em breve, termos um calendário cultural em que a maior parte dos eventos é garantida por artistas locais”, explicou o presidente da Câmara da Praia.
Em 2011, o maior enfoque do plano de actividades da Academia centra-se na formação, com acções que vão do Design Gráfico ao Teatro, passando pela Música, Design Editorial, After-Effects, Game Design, manutenção de instrumentos musicais, engenharia do som, Pintura e Desenho, Fotografia, entre outras.
“É um calendário único na Região e, provavelmente, do País. E é um calendário que espelha o conceito base da formação na Academia: em 2011, teremos formação de nível iniciático; em 2012, essas formações serão de nível intermédio; e serão de nível avançado em 2013”, explicou o autarca praiense.
“A par deste plano formativo, temos um calendário vasto de exposições e concertos, que se integra no vector apresentação, e um calendário maioritariamente preenchido com trabalhos de artistas locais, muitos deles integrados no projecto Artista Residente. Além disso, no âmbito do vector desenvolvimento, a Academia disponibiliza um conjunto de valências que podem ser usadas pelos artistas locais para progredirem nos seus trabalhos. Por exemplo, temos o estúdio de Artes Plásticas, que funciona em parceria com a Academia da Arte Realista de Toronto, no qual cada artista, por uma mensalidade de 100 euros, pode frequentar aulas por vídeo-conferência, aulas presenciais e pode usar a qualquer momento, dentro do horário da Academia, o estúdio para pintar ou desenhar”, sublinhou Roberto Monteiro.
“É um plano de actividades de enorme qualidade, que prova a vitalidade da Academia e que me permite congratular-me com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas pessoas que me acompanham neste projecto, com muito empenho, dedicação e inovação”, realçou.
Segundo o autarca, este vasto plano de actividades concretiza os seguintes objectivos: disponibiliza conteúdos formativos na vertente artística e das novas tecnologias, contribuindo para a criação no Concelho de uma população com competências nessas duas áreas e, por essa via, potenciando a inclusão da Praia da Vitória nas dinâmicas actuais das Novas Tecnologias e das Indústrias Culturais e Criativas; garante aos Criadores e Artistas locais um conjunto de ferramentas e equipamentos para que possam desenvolver o seu trabalho artístico; torna acessíveis à Comunidade Criativa local um conjunto de plataformas expositivas para apresentação dos seus trabalhos, permitindo que a opinião pública analise o trabalho de cada artista e criador e, dessa forma, permita que este artista não produza nada sem a oportunidade de o mostrar; e potencia a formação de um Calendário Cultural no Concelho que tenha por base o trabalho dos Criadores locais, abrindo-lhes as portas para a exposição mediática e comunitária e, por essa via, contribuindo para a evolução do seu trabalho.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt