A inauguração do espaço Multiserviços no Porto Martins está prevista para o Dia da Freguesia, a 09 de Maio. É essa a intenção expressa pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória no âmbito de uma visita à empreitada, que decorre naquela freguesia.
Segundo Roberto Monteiro, é impossível inaugurar todo o complexo nessa data, mas estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que a parte que albergará as diversas instituições da freguesia seja inaugurada a 09 de Maio.
“O empreiteiro está a envidar todos os esforços nesse sentido. Relativamente ao pavilhão desportivo e à cozinha regional, essas infra-estruturas serão inauguradas até Agosto, uma vez que a sua conclusão depende de factores externos. Por exemplo, no caso da cozinha regional, a paragem da obra no período de Carnaval, para que o salão cultural possa ser usado para receber danças e bailinhos, impede a sua conclusão antes do Verão”, explicou o autarca praiense.
O complexo Multiserviços do Porto Martins está a ser construído no terreno entre o Salão Cultural e a Casa do Povo. O espaço, que congrega uma zona multiserviços, um pavilhão desportivo e uma cozinha regional, anexa ao Salão Cultural, transformar-se-á no coração do associativismo do Porto Martins.
“A freguesia, a mais nova da ilha, foi criada sem que tivessem construídas infra-estruturas para receber as instituições e entidades associativas. Além disso, o preço dos terrenos naquela zona e as restrições à construção têm impedido que cada uma destas entidades acedesse a uma sede. Daí o projecto assumido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, para responder a esta necessidade. Com este edifício, cuja construção ascende a 1,3 milhões de euros, o Porto Martins fica dotado com uma estrutura de enorme qualidade e que, sem dúvida, será um marco na sua história”, sublinhou Roberto Monteiro.
O complexo disponibiliza um espaço para a Junta de Freguesia, um espaço para o agrupamento de Escuteiros, um para o Centro de Convívio de Idosos da Casa do Povo, um espaço para a Associação dos Amigos do Porto Martins, que servirá para a instalação de um ATL, um espaço para o futuro infocentro do Porto Martins (integrado na estratégia municipal de combate à infoexclusão) e um espaço para o Grupo Desportivo da Casa do Povo.
“Todas estas associações e instituições partilharão alguns espaços, o que permite reduzir custos de funcionamento”, realçou Roberto Monteiro.
Anexo a esta zona multi-serviços existe um pavilhão desportivo, que terá capacidade para a prática de várias modalidades.
No lado oposto a este edifício está a ser erigida uma cozinha regional, que funcionará anexa ao actual Salão Cultural do Porto Martins.
“É uma infra-estrutura que decorre da estratégia municipal de potenciação de estruturas nas freguesias, uma vez que a sua existência permite a organização de iniciativas que podem gerar novas receitas”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
No meio dos dois edifícios será construído em parque de estacionamento com 40 lugares.
“É uma valência importante, porque serve o espaço, que será o motor da dinâmica associativa e institucional da freguesia, e, ao mesmo tempo, contribui para acabar com os constrangimentos ao trânsito gerados pelos estacionamentos no largo da Igreja e nas suas imediações”, sublinhou o autarca praiense, que visitou a obra para se inteirar do seu curso.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt