O plano de deslocalização dos Serviços Camarários do edifício da Rua Gervásio Lima para a Praça Francisco Ornelas da Câmara e para a zona industrial do Cabo da Praia estará concluído até ao final de 2012. O calendário foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que falava em conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, dia 17 de Fevereiro, explicou que o processo se divide por três fases: transferência dos serviços operacionais para a zona industrial do Cabo da Praia, a operar no Verão deste ano; remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho, a concretizar até ao final de 2011; e a deslocalização dos restantes serviços para o novo edifício camarário a construir na Praça Francisco Ornelas da Câmara, tendo como prazo de concretização o ano de 2012.
“Todo este processo tem três objectivos: permitir a construção da nova escola profissional, concretizando a criação de um quarteirão educacional; criar uma nova dinâmica comercial na zona antiga da cidade através da concentração diária na zona de 100 funcionários e de entre 250 a 300 munícipes; e concentrar os serviços gerando sinergias e, por essa via, reduzindo custos de funcionamento”, explicou o autarca praiense, indicando que o projecto está orçado em três milhões de euros.
Segundo Roberto Monteiro, a transferência dos serviços operacionais para os dois pavilhões na zona industrial do Cabo da Praia decorrerá no Verão.
A zona, com uma área total superior a quatro mil metros quadrados, albergará as oficinas, o parque auto, os armazéns e 90 colaboradores afectos às divisões de infra-estruturas e logística, ambiente e vias e sector de empreitadas.
Relativamente à remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho, o autarca explicou que a intervenção não beliscará o aspecto do imóvel.
“É uma intervenção que cria novos gabinetes nas traseiras do edifício, sem grande impacto visual na sua fachada. É uma intervenção obrigatória, uma vez que há zonas neste edifício que necessitam de ser reparadas. Aproveita-se essa necessidade e criam-se alguns gabinetes, para que o executivo camarário possa ficar alojado nos Paços do Concelho”, explicou Roberto Monteiro.
Proposta B ganha
Quanto ao novo edifício dos serviços municipais na Praça Francisco Ornelas da Câmara, o presidente da Autarquia anunciou que a fachada do imóvel será a proposta B, apresentada publicamente e colocada a votação popular.
“Esta votação recolheu 3064 votos, tendo a proposta B registado 63 por cento das intenções de votos. A proposta A recebeu quatro por cento e a proposta C recebeu 32 por cento dos votos. Esta votação foi muito participada, provando que os praienses gostam de opinar sobre estes projectos, o que é muito satisfatório para nós”, sublinhou Roberto Monteiro.
“Este será um edifício composto por quatro pisos, que vai albergar cerca de 100 funcionários. É um imóvel que se destacará na cidade pelas acessibilidades para utentes com dificuldades motoras, pela sua eficiência energética e pelas soluções arquitectónicas que comportará”, explicou.
No piso de entrada ficarão situados os serviços de atendimentos e de obras, assim como o posto da Rede Integrada de Atendimento ao Cidadão (RIAC).
“A inovação neste espaço é que serão os funcionários a deslocarem-se a este piso para atenderem os munícipes”, adiantou.
Os sistemas informáticos, o arquivo e o bar do edifício ficarão no piso -1. No primeiro e segundo andares ficarão instalados os serviços administrativos e técnicos da Autarquia.
“Este é um processo importante e que dará nova vida ao centro histórico da cidade. É o projecto que vem completar o plano de revitalização do centro da cidade da Praia da Vitória”, concluiu o presidente do Município.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt