Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Domingo, no Auditório do Ramo Grande: Teatro, poesia, música e documentário evocam vida e obra de Vitorino Nemésio
18 fevereiro 2011

A relação de Vitorino Nemésio com a Filarmónica União Praiense é um dos pilares do espectáculo de evocação dos 33 anos da morte do escritor, que decorrerá domingo, dia 20, a partir das 20h30, no Auditório do Ramo Grande.

O espectáculo, segundo o vereador Paulo Codorniz, com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Praia da Vitória, é composto por quatro partes. Na primeira, três personagens, envergando o uniforme da Filarmónica União Praiense (FUP) e empunhado a bandeira da filarmónica e uma tarola (instrumento que Nemésio tocou na FUP) recitarão a “Décima à Música da Praia”, um texto incluído na Festa Redonda, que Nemésio dedicou à Filarmónica praiense.

A segunda parte do espectáculo será preenchida com a interpretação de algumas músicas pela FUP, seguindo-se a peça de teatro “Sentado Numa Pedra de Memória”, da autoria do professor Carlos Bessa e interpretada por Ricardo Martins e Mara Gomes, onde é evocada a vida de Vitorino Nemésio, um dos vultos da Literatura Portuguesa do século XX.

Na última parte do espectáculo (de entrada gratuita), será exibido o documentário “Nem Toda a Noite a Vida”, da autoria de Cátia Aldeagas, que aborda a escrita de Nemésio e conta com depoimentos de vários críticos literários, caso de Vasco Graça Moura ou Machado Pires.

Segundo o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o espectáculo será repetido na segunda-feira, dia 21, às 11h00, no Auditório do Ramo Grande, numa exibição destinada aos alunos da Escola Vitorino Nemésio. Da parte da tarde, a partir das 15h00, há nova exibição, mas, desta vez, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, na freguesia dos Biscoitos, tendo como público-alvo os alunos da Escola dos Biscoitos.

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu na Praia da Vitória a 19 de Dezembro de 1901 e faleceu em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1978.

Da sua vasta produção literária, o romance Mau Tempo do Canal tem sido destacado como uma obra-prima.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais