Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Domingo, no Auditório do Ramo Grande: Teatro, poesia, música e documentário evocam vida e obra de Vitorino Nemésio
18 fevereiro 2011

A relação de Vitorino Nemésio com a Filarmónica União Praiense é um dos pilares do espectáculo de evocação dos 33 anos da morte do escritor, que decorrerá domingo, dia 20, a partir das 20h30, no Auditório do Ramo Grande.

O espectáculo, segundo o vereador Paulo Codorniz, com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Praia da Vitória, é composto por quatro partes. Na primeira, três personagens, envergando o uniforme da Filarmónica União Praiense (FUP) e empunhado a bandeira da filarmónica e uma tarola (instrumento que Nemésio tocou na FUP) recitarão a “Décima à Música da Praia”, um texto incluído na Festa Redonda, que Nemésio dedicou à Filarmónica praiense.

A segunda parte do espectáculo será preenchida com a interpretação de algumas músicas pela FUP, seguindo-se a peça de teatro “Sentado Numa Pedra de Memória”, da autoria do professor Carlos Bessa e interpretada por Ricardo Martins e Mara Gomes, onde é evocada a vida de Vitorino Nemésio, um dos vultos da Literatura Portuguesa do século XX.

Na última parte do espectáculo (de entrada gratuita), será exibido o documentário “Nem Toda a Noite a Vida”, da autoria de Cátia Aldeagas, que aborda a escrita de Nemésio e conta com depoimentos de vários críticos literários, caso de Vasco Graça Moura ou Machado Pires.

Segundo o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o espectáculo será repetido na segunda-feira, dia 21, às 11h00, no Auditório do Ramo Grande, numa exibição destinada aos alunos da Escola Vitorino Nemésio. Da parte da tarde, a partir das 15h00, há nova exibição, mas, desta vez, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, na freguesia dos Biscoitos, tendo como público-alvo os alunos da Escola dos Biscoitos.

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu na Praia da Vitória a 19 de Dezembro de 1901 e faleceu em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1978.

Da sua vasta produção literária, o romance Mau Tempo do Canal tem sido destacado como uma obra-prima.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt