A recolha porta-a-porta de resíduos de plástico vai ser estendida a todo o Concelho da Praia da Vitória até ao final deste ano. A iniciativa, que será implementada pela empresa municipal Praia Ambiente, foi anunciada na manhã de quarta-feira, dia 23, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que falava em conferência de imprensa onde apresentou os resultados da recolha de resíduos recicláveis no Concelho, explicou que a medida terá um período experimental a partir de Abril, sendo testada nas freguesias dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Fonte do Bastardo e Porto Martins.
“Pela análise dos números, percebe-se que, nas nossas casas, os resíduos de plástico e de papel/cartão são os mais produzidos. Optou-se, nesta fase, por recolher porta-a-porta o plástico já que é o reciclável com o maior impacto negativo em termos ambientais no Aterro Intermunicipal. Actualmente, existem três recolhas de resíduos no espaço rural. A partir de Abril, em quatro freguesias, teremos duas recolhas de resíduos domésticos indiferenciados e uma recolha de plástico e metal. Este sistema será alargado progressivamente às restantes freguesias, para que, no quarto trimestre, todo o Concelho seja abrangido por uma recolha porta-a-porta de plástico. No futuro, é nossa intenção alargar a recolha porta-a-porta de papel/cartão a todo o Concelho, por substituição de uma das actuais recolhas de resíduos indiferenciados”, adiantou o autarca praiense.
“Além desta medida, a partir de Abril, vamos também reorganizar a recolha porta-a-porta no centro da cidade, com o objectivo de o tornar limpo durante o dia”, sublinhou Roberto Monteiro.
Segundo o autarca, o novo modelo de recolha porta-a-porta no centro da cidade prevê quatro recolhas de lixo doméstico (segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado), uma recolha de plástico/metal (terça-feira) e uma recolha de papel/cartão e vidro (quinta-feira).
“Todas estas recolhas ocorrerão a partir das 18h30, para que a cidade esteja limpa durante o dia. Cada morador deverá colocar o seu lixo por volta desta hora, evitando-se assim que, durante as horas de maior movimento na cidade, vejamos sacos do lixo às portas”, argumentou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
1º lugar na reciclagem
Segundo Roberto Monteiro, desde 2007, a Praia Ambiente, que gere o abastecimento de água e a recolha de resíduos no Concelho, tem vindo a implementar diversas medidas para aumentar a recolha de resíduos na Praia e aumentar a quantidade de reciclagem no Concelho.
“Foram implementadas várias medidas que, hoje, nos garantem o primeiro lugar no ranking nacional da reciclagem, onde alcançamos um resultado de volume reciclado por habitante que é o dobro da média nacional. Em 2010, eram reciclados 65 quilos de resíduos por cada habitante do Concelho, quando a média nacional se fixa nos 31 quilos por habitante. É um resultado que muito nos orgulha”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A recolha de resíduos recicláveis no Concelho da Praia da Vitória triplicou entre 2007 e 2010, segundo dados apresentados pelo presidente da Autarquia na conferência de imprensa.
Em 2007, a Praia Ambiente recolheu 525 toneladas de resíduos recicláveis. Em 2010, a recolha ascendeu a 1400 toneladas.
Por tipo de resíduo, o sistema de recolha implementado na Praia registou um crescimento de 23 toneladas de plástico recolhidas em 2007 para 205 toneladas em 2010; de 206 toneladas de papel/cartão em 2007 para 472 toneladas em 2010; de 295 toneladas de vidro em 2007 para 600 em 2010; e de 947 litros de óleo alimentar usado em 2007 para 23 mil litros recolhidos em 2010, que são processados e convertidos em biodiesel.
“São valores que provam que cumprimos os três objectivos estabelecidos em 2007: liderar o ranking da recolha de recicláveis na Região e no País; ser uma referência nos processos de recolha e transformação de óleos alimentares usados; e atingirmos um volume de 1300 toneladas/ano em quantidades de recicláveis recolhidos no Concelho. Estes resultados provam também que as campanhas de sensibilização que a Praia Ambiente tem vindo a desenvolver, sobretudo junto da comunidade escolar, estão a ter o resultado esperado”, concluiu o autarca praiense.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt