A Fundação Calouste Gulbenkian será parceira da Associação Salão Teatro Praiense na área das Artes. A confirmação foi dada após um encontro, no final da semana passada, entre os presidentes da Fundação e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo o presidente da Autarquia praiense, na primeira quinzena de Março estará concluída a minuta de protocolo, que será assinada numa sessão pública a agendar brevemente entre as partes.
“Este é um passo decisivo e fundamental na estratégia de parcerias que a Associação Salão Teatro Praiense pretende concretizar, particularmente pela credibilidade, prestigio e reconhecimento nacional e internacional que a Fundação Calouste Gulbenkian usufrui. Houve uma enorme e excelente receptividade por parte da administração da Fundação relativamente ao nosso projecto, que a Gulbenkian enquadra na sua política de descentralização cultural. O presidente da Gulbenkien, o engenheiro Rui Vilar, realçou a visão estratégica deste projecto da Câmara Municipal, o que muito nos agradou”, sublinhou Roberto Monteiro.
Segundo o autarca, que se fez acompanhar neste encontro pelo vereador com o pelouro da Cultura, Paulo Codorniz e pelo director geral da empresa municipal Praia em Movimento, Carlos Armando Costa, a administração da Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizou-se de imediato para assinar o protocolo de cooperação, tendo ficado assente que a sua assinatura decorrerá numa sessão pública a decorrer na Praia da Vitória muito brevemente.
A parceria que será formalizada entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Salão Teatro Praiense, promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para incentivar actividades e iniciativas no âmbito das Artes, da Ciência, do Empreendedorismo, da Inovação e da Tecnologia, coloca à disposição da Associação e da Academia da Juventude e das Artes o calendário de actividades da Fundação, assim como várias iniciativas enquadradas no mecenato da Gulbenkian.
“O presidente da Gulbenkian disponibilizou de imediato o plano de actividades para escolhermos eventos ou iniciativas que possam decorrer na Academia da Juventude, nomeadamente ao nível de exposições e espectáculos. Além disso, há total disponibilidade para, ao nível formativo, a Academia aceder ao grupo de professores e formadores que trabalham com a Gulbenkien, para que possamos reforçar a oferta formativa da Academia”, adiantou Roberto Monteiro.
A Fundação Calouste Gulbenkian será um dos primeiros parceiros a oficializar a cooperação com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com a Associação Salão Teatro Praiense, no âmbito do projecto de promoção e desenvolvimento das Artes, da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo no Concelho.
Esta associação, que, em certa medida, homenageia a antiga instituição praiense, tem por base a orientação municipal para a aposta nos novos sectores estruturantes do século XXI, “mantendo os princípios e os valores dos nossos antepassados como forma de potenciar o progresso às futuras gerações”.
No centro da actividade da Associação Salão Teatro Praiense estará um conjunto de parcerias institucionais com entidades regionais e nacionais de excelência nas cinco áreas abrangidas pelo objecto da entidade.
A escritura de constituição da Associação decorrerá no início de Abril.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt