Um exemplo dos benefícios da cooperação e da conjugação de esforços entre entidades. Foi esta a mensagem deixada pelo vice-presidente do Governo Regional dos Açores e pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na cerimónia de inauguração das obras de ampliação da sala de espectáculos da Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, que decorreu na tarde de domingo, 20.
Sérgio Ávila e Roberto Monteiro realçaram o facto da empreitada ter resultado do empenho da direcção da Sociedade Filarmónica, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e do Governo Regional.
"Para alguns, trata-se meramente da concretização de compromissos ou promessas eleitorais. Para tantos outros, representa o esforço e o empenho que a Câmara e o Governo tiveram em contribuir para o progresso da Freguesia e, fundamentalmente, para a melhoria das condições de vida das pessoas que vivem e sonham nesta importante comunidade", expressou o autarca praiense.
"É evidente o benefício da cooperação entre entidades. Esta obra é resultado disso mesmo. Todos interiorizaram o objectivo e contribuíram na medida das suas possibilidades. É este o caminho que temos seguido", manifestou, por seu turno, o vice-presidente do executivo insular.
Estas considerações foram feitas na sessão solene que inauguração da remodelação da sala de espectáculos da Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, que foi alvo de melhorias ao nível da infra-estrutura, dos acabamentos, do sistema de som e demais equipamentos.
A inauguração coincidiu com a celebração dos 89 anos da Sociedade Filarmónica e com a inauguração do parque de estacionamento ao lado do edifício e em frente ao Multiserviços da Agualva.
"São obras orçadas em 350 mil euros, que provam a nossa continuada atenção para com o desenvolvimento desta freguesia. A remodelação e beneficiação do edifício escolar, a construção do pavilhão desportivo, a construção do Centro Multiserviços, a remodelação e beneficiação do edifício sede do Grupo Desportivo, a beneficiação dos dois Impérios, a criação do infocentro numa parceria com a Casa do Povo e os Escuteiros, as significativas intervenções na rede viária, os vários projectos de apoio direccionados para o Centro de Convívio da 3ª Idade, o apetrechamento do Grupo Folclórico e da Sociedade Filarmónica, a remodelação integral das infra-estruturas e pavimentos das ruas do Saco e dos Moinhos, as acções de demolição de habitações em escombros, os projectos extra-curriculares de ensino da Ciência e da Matemática para todas as crianças da freguesia, os diagnósticos de saúde realizados nos vários graus de ensino aos alunos da Agualva, assim como as duas obras que hoje inauguramos são exemplos do vasto plano de investimentos que temos concretizado nesta freguesia", sublinhou Roberto Monteiro.
"Entre 2007 e 2011, já foram investidos mais de 4,2 milhões de euros na Agualva, o que representa um claro e inequívoco sinal da importância efectiva da parceria entre o Governo Regional, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o associativismo desta comunidade", resumiu o autarca praiense.
"Todo o plano de investimentos inaugurados nesta freguesia provam a dinâmica e o mérito do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Roberto Monteiro ficará para a história como um autarca que marcou uma nova era no concelho da Praia da Vitória. Porque tem vindo a desenvolver um amplo plano de investimentos em todas as freguesias do Concelho, contribuindo decisivamente para o seu progresso", realçou, por seu turno, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia da Agualva, Noé Cota, realçou a importância das duas obras, que "reforçam as condições de vida na freguesia".
"Com esta sala remodelada, a nossa Filarmónica e os habitantes da freguesia passam a ter excelentes condições. E o parque de estacionamento aqui ao lado é uma mais-valia para a Agualva, contribuindo significativamente para o uso das valências concentradas no centro da freguesia", sublinhou.
No seu discurso, o presidente da direcção da Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva realçou a importância da remodelação da sala de espectáculos, "um anseio há muito desta comunidade".
"Com estas novas instalações, desafio todos os promotores culturais, locais e concelhios, a trazerem à Agualva espectáculos e iniciativas culturais que podem beneficiar amplamente das novas condições que esta sala oferece", sublinhou Francisco Ourique, que apelou ainda à população da freguesia na participação na direcção e nas actividades da Sociedade Filarmónica.
Gabinete de Comunicaçao
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt