As IV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória começam esta sexta-feira, 25, na Casa do Povo do Cabo da Praia, dando destaque à produção de mel, a preparação da terra para as sementeiras de milho, a alimentação do gado, do nascimento ao abate, e a comercialização da carne IGP dos Açores.
Até domingo, técnicos de várias disciplinas da Agropecuária vão debater conceitos, práticas e soluções para o quotidiano dos empresários agrícolas da ilha Terceira.
A abertura dos trabalhos está marcada para as 20h00 de sexta-feira, numa sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, e onde serão também oradores os presidentes da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Paulo Simões, e da Associação de Jovens Agricultores da Terceira (AJAT), Anselmo Pires, além do Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires.
Entre as 20h30 e as 21h00, o engenheiro César Medeiros, da Secção Apícola da AAIT, falará sobre "As Abelhas e o Homem: O valor dos produtos das abelhas".
Entre as 21h00 e as 21h30, "As Sequências Operacionais da Preparação da terra para a Sementeira do Milho" serão abordadas por António Melo e Paulo Monjardino, da Universidade dos Açores.
Na meia hora seguinte, Carlos Cortes e Elisabeth Gouveia analisarão o "Ciclo Alimentar do Bovino Leiteiro: do nascimento do vitelo ao abate da vaca".
A última palestra da primeira noite das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória estará a cargo de Jorge Pereira, da Cooperativa Verd'Atlântico, que fará um ponto de situação da comercialização da Carne dos Açores - IGP. Seguir-lhe-á um debate, onde cada empresário agrícola poderá esclarecer dúvidas, colocar perguntas e opinar sobre as palestras apresentadas.
A segunda noite da quarta edição das Jornadas, a 26, abre, às 20h30, com a apresentação dos prós e dos contras da estabulação dos bovinos leiteiros, um confronto assegurado por Jerónimo Pinto, António Barão e João Fagundes.
A partir das 21h30, Célia Coelho, da Inspecção Regional do Trabalho, analisa o enquadramento legal de contratos de trabalho e seguros de acidentes na Agropecuária, explicando os direitos e deveres dos empregadores e dos trabalhadores.
Meia hora depois, Alexandra Pamplona, também da Inspecção Regional do Trabalho, abordará as normas básicas de segurança no âmbito da prevenção de acidentes de trabalho.
A noite termina com um debate.
A última noite das IV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória é dedicada à Política Agrícola Comum (PAC) e ao seu futuro no período entre 2013 e 2020.
O painel de conferencistas será moderado por Jorge Meneses, representante da Região Autónoma dos Açores na REPER - Comissão Europeia, estando agendadas intervenções de José Diogo Santiago, da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, que falará sobre "O Futuro da PAC no Horizonte de 2020", e de Luís Alberto Caiana, da REPER Portugal na União Europeia, que falará sobre "No Horizonte da PAC: o futuro do sector do leite e lacticínios na União Europeia", seguindo-se um debate.
As Jornadas encerram após esse debate, sendo presididas pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues.
Gabinete de Comunicaçao
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt