O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apelou ao reforço da ligação entre o conhecimento científico e a prática dos agricultores terceirenses.
Roberto Monteiro, que falava na sessão de abertura das IV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram de sexta-feira a domingo na Casa do Povo do Cabo da Praia, sublinhou a importância dessa transferência de conhecimento para que as explorações agrícolas continuem a evoluir e a melhorar cada ver mais o seu rendimento.
"As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória visam os seguintes objectivos: proporcionar um espaço de divulgação e de debate de Informações Técnicas e de Gestão sobre o Sector Agrícola. Aliás, a perspectiva prática das Jornadas é conseguida pelo facto de serem as Associações Agrícolas quem identifica as temáticas a debater; promover a partilha dos resultados dos Projectos de Investigação Científica desenvolvidos pelas Universidades com os Empresários Agrícolas. Ou seja, é objectivo das Jornadas promover a ligação entre a Ciência e o Mundo Empresarial; e incrementar a confrontação entre propostas e soluções alternativas nas vertentes estratégicas e operacionais da Actividade Agrícola", apelou o autarca praiense.
"O modelo adoptado na organização anual destas Jornadas tem como orientação estratégica "A Qualidade e a Competitividade da Produção Local". A parceria formal estabelecida entre o Sector Público (Governo Regional e Câmara Municipal) e as Associações Agrícolas representativas do Sector representa a união na busca das melhores soluções, mas demonstra também a capacidade colectiva de diálogo, de dinâmica e de motivação para fazer mais e melhor pela nossa Agricultura e, muito em particular, pela melhoria do rendimento das explorações agrícolas e, consequentemente, pela melhoria das condições de vida das famílias que dependem de Rendimentos do sector Primário", disse.
"Na actual edição das Jornadas, além dos painéis orientados para a abordagem sobre o futuro da Política Agrícola Comum, do Ciclo Alimentar do Bovino Leiteiro, da Estabulação de Bovinos Leiteiros e da Preparação da Terra para a Sementeira do Milho, permitam-me relevar as temáticas da Legislação Laboral (Direitos e deveres do Empregador e do Trabalhador), Prevenção de Acidentes de Trabalho e da Apicultura como uma boa solução na vertente da Diversificação. São vertentes e perspectivas do Sector Agrícola que, hoje, assumem importância vital, porque a Agropecuária regional é cada vez mais uma actividade empresarial onde as regras laborais e a busca de novas fontes de rendimento são preocupações quotidianas. Daí a pertinência destes assuntos", realçou Roberto Monteiro.
"O sector agrícola é um vital para o Concelho da Praia da Vitória e para os Açores. O Município da Praia da Vitória tem muito orgulho neste projecto e acredita na capacidade dos agricultores. Somos um parceiro humilde, mas dinâmico e pró-activo. Acreditamos na união e nas parcerias como instrumentos adequados para vencermos os enormes desafios que o mundo do século XXI nos coloca. Todos temos de ter como orientação prioritária a melhoria do Rendimento das nossas explorações Agrícolas, e todos temos como obrigação lutar permanentemente por este objectivo!", afirmou.
"Permitam-me ainda que agradeça às Instituições do Cabo da Praia a forma acolhedora e disponível como aceitaram receber a quarta edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória", concluiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt