Estão a decorrer rastreios à audição das crianças do Concelho da Praia da Vitória em parceria com o Centro de Saúde, no âmbito do Plano Municipal de Saúde Escolar.
No início do mês, decorreram os diagnósticos na Escola das Fontinhas, estando previstas mais sessões noutros estabelecimento de ensino do Concelho da Praia da Vitória.
"Nestas idades, é fundamental que se façam diagnósticos para evitar que situações que podem ser totalmente resolvidas precocemente acabem por tornar-se problemas sérios. Entendemos que uma política de diagnósticos de saúde aos nossos alunos é uma mais-valia, porque a prevenção é o primeiro passo para que as nossas crianças cresçam saudáveis", sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, no final de uma visita à Escola da Vila Nova, onde decorriam as despistagens de audiometria.
No âmbito das actividades previstas para este ano e enquadradas no Plano Municipal de Saúde Escolar, 314 alunos das Escolas Básicas Integradas da Praia da Vitória e dos Biscoitos, com seis e 12 anos, foram alvo de diagnósticos ao peso, altura e massa corporal.
Após os diagnósticos, a equipa, composta por enfermeiros do Centro de Saúde da Praia da Vitória e elementos da Equipa de Saúde Escolar, detectou que 54 por cento das crianças com seis anos apresentavam excesso de peso e que 49 por cento das crianças com 12 anos se encontravam na mesma situação.
Os casos prioritários foram encaminhados para a consulta de Nutrição do Centro de Saúde da Praia da Vitória.
O Plano Municipal de Saúde Escolar implementado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória prevê para 2011 rastreios à obesidade a mais de 400 crianças do Concelho.
Os rastreios vão abranger 164 crianças de 15 jardins-de-infância e 221 alunos dos 5º, 6º e 7º anos das escolas integradas da Praia da Vitória e da secundária Vitorino Nemésio.
Neste momento, está a ser calendarizada a visita dos técnicos à Escola Vitorino Nemésio.
Segundo o calendário, o rastreio vai abranger os jardins-de-infância da Praia da Vitória, Agualva e Outeiro, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Irmãos Goulart (Fontinhas), Base Aérea Nº4, Aldeia Nova e Pe. Lino Vieira Fagundes (Lajes), Porto Martins, Casa da Ribeira, Santa Luzia, Juncal, Santa Rita, São Brás e Vila Nova. Vai abranger também a Escola Francisco Ornelas da Câmara e a Secundária Vitorino Nemésio.
O Plano Municipal de Saúde Escolar na Praia da Vitória foi implementado em 2006, tendo-se realizado no seu âmbito cerca de mil diagnósticos de saúde às crianças do Concelho, nomeadamente à audição, visão e obesidade.
Em 2007 e 2008, realizaram-se dois rastreios à visão, que abrangeram 831 alunos do 1º ciclo do Concelho. Deste universo, 73 casos foram encaminhados para especialistas médicos.
Em 2010, decorreu a primeira fase do rastreio à obesidade, que abrangeu 182 crianças do 5º ano das escolas básicas e integradas da Praia e dos Biscoitos.
Em 2009, foram distribuídos pela Autarquia 1500 kit’s de saúde oral pelos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt