As Autarquias açorianas e as entidades representativas e associativas dos emigrantes açorianos devem procurar reforçar a ligação entre as comunidades regionais e as comunidades emigradas, promovendo o intercâmbio e a proximidade entre ambos. O desafio foi deixado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória nas intervenções que proferiu nos diversos almoços e jantares de convívio que decorreram no âmbito da visita de uma delegação da Autarquia praiense aos Estados Unidos da América.
Neste périplo, que decorreu entre 07 e 11 de Abril, Roberto Monteiro centrou os seus discursos do reforço das ligações entre as comunidades emigradas e os concelhos insulares, nomeadamente o da Praia da Vitória, e na importância de divulgação da cultura regional e da língua portuguesa junto das segundas e terceiras gerações de emigrantes.
Entre 07 e 11 de Abril, a comitiva da Praia da Vitória passou por São José, Gustine, Tulare e por Artesia, cidade-irmã da Praia.
“As viagens que, anualmente, levam representantes da Câmara Municipal da Praia da Vitória aos Estados Unidos e ao Canadá procuram reforçar as ligações e a proximidade entre os residentes na Diáspora e o Concelho. Aliás, foi essa uma das tónicas das minhas intervenções. Acredito que esse diálogo e esses elos devem ser potenciados permanentemente. Além disso, é hoje fundamental o contacto de proximidade com os filhos e os netos dos emigrantes açorianos, para que sintam e conheçam a cultura e a terra de origem dos seus familiares”, adiantou o autarca.
“Temos, por exemplo, contado com o testemunho de muitos jovens descendentes de emigrantes que visitam a Praia da Vitória e, nestes encontros, promovem o nosso Concelho, contando o desenvolvimento, a dinâmica e o progresso que viram quando aqui vieram”, sublinhou Roberto Monteiro.
“Estas deslocações permitem-nos também promover as Festas da Praia, quer a edição do ano, quer as edições posteriores. É um trabalho que tem dado frutos, tendo em conta o número de emigrantes que visitam o Concelho em Agosto”, adiantou.
Segundo o autarca, no dia 08, a comitiva praiense jantou um São José, num convívio que contou com mais de 400 participantes.
No dia seguinte, o almoço decorreu em Gustine (mais de 200 convivas) e o jantar em Tulare, com mais de 400 participantes.
No dia 10, a comitiva da Câmara Municipal jantou em Artesia, reunindo com mais de 500 residentes naquela zona dos Estados Unidos da América no Artesia DES, o maior centro cultural português de Artesia.
Este encontro contou com a presença do Mayor de Artesia, assim como diversos membros do seu executivo.
Para reforçar e assinalar estas ligações, a Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza, a 02 de Agosto, uma recepção de boas vindas aos praienses residentes nas comunidades emigradas.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt