O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considerou, na manhã de quinta-feira, 05 de Maio, que o Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais (IAEERI), que terá sede na Vila das Lajes, poderá contribuir significativamente para a reflexão e debate sobre o Concelho.
Roberto Monteiro, que falava na conferência de imprensa onde foi anunciada a cedência, por parte da Autarquia e da Junta de Freguesia das Lajes, de um imóvel onde será instalado o instituto, adiantou que o organismo, fundado recentemente, pode dar um contributo importante para a formação da massa crítica que a Praia da Vitória necessita.
“Acreditamos que, em várias situações nos últimos anos, a ausência de uma voz clara do Concelho impediu, ou, pelo menos, foi obstáculo à concretização de várias situações. Este Instituto, em certa medida, tendo em conta o seu objecto social, pode contribuir decisivamente para que a Praia da Vitória ganhe máxima crítica. A criação de um corpo de reflexão que potencie massa crítica no Concelho, algo que, estamos convictos, é essencial para o desenvolvimento da Praia da Vitória”, sublinhou o autarca praiense.
Roberto Monteiro adiantou aos jornalistas que, tendo em conta os objectivos do IAEERI, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Vila das Lajes decidiram ceder ao organismo a Casa das Pias, um imóvel histórico localizado naquela freguesia. O protocolo de cedência será assinado em brevemente.
“A Casa das Pias é um imóvel histórico, localizado na Vila das Lajes, onde está localizada a Base das Lajes, a infra-estrutura que dá projecção internacional à Região e, em grande parte, ao País. Logo, faz todo o sentido que este Instituto tenha sede nessa Freguesia”, explicou Roberto Monteiro.
Debate sobre o Concelho
No final da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória desafiou os responsáveis do IAEERI a, no âmbito das suas primeiras actividades, liderarem um ciclo de debates sobre o momento actual e o futuro do Concelho da Praia da Vitória.
“Da parte da Autarquia, há todo o interesse em que uma Instituição como o IAEERI lidere uma iniciativa desta natureza que pode resultar num contributo muito válido para o futuro deste Concelho”, garantiu Roberto Monteiro.
O desafio foi imediatamente aceite por Lara Martinho, que interveio em representação dos fundadores do instituto.
“O nosso objectivo é reflectir temas regionais e assuntos europeus e internacionais com influência directa no arquipélago. Mas o desafio que nos é proposto enquadra-se na actividade que pretendemos desenvolver e, certamente, será incluído no programa de actividades que vamos implementar”, adiantou a responsável.
O Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais é uma associação com finalidades culturais e de investigação, sem fins lucrativos, que tem por objectivo “realizar, promover e incentivar estudos, reuniões, seminários e congressos sobre problemas regionais, nacionais, europeus e internacionais, com interesse particular para os Açores”.
A sua fundação ocorreu em Abril deste ano, tendo como sócios fundadores deputados europeus, ex-deputados europeus e vários licenciados e mestres em Relações Internacionais.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt