O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o edifício Multiserviços do Porto Martins dinamizará significativamente o associativismo na freguesia.
Roberto Monteiro, que falava na cerimónia de inauguração do complexo que decorreu na tarde de domingo, 08 de Maio, e integrado nas comemorações do 10º aniversário da elevação do Porto Martins a freguesia, sublinhou que esse objectivo será alcançado com o empenho de todas as entidades que vão partilhar o espaço, que resulta de um investimento da Autarquia que ascende a 1,3 milhões de euros.
“A concentração da oferta de serviços revela-se como a solução ideal para o associativismo, na medida em que potencia economias de escala (menores custos de funcionamento para todos) e promove valores como a união, a solidariedade, a cooperação e a partilha”, expressou o autarca praiense.
“É responsabilidade de todos aplicar os valores referidos e compete a todos a missão de colocar em primeiro lugar os interesses do Porto Martins e dos seus habitantes e só depois, muito depois, os interesses da sua Instituição e também pessoais. Nunca poderá existir qualquer dúvida: primeiro o Porto Martins! Depois o Porto Martins! E, só depois, outros quaisquer interesses!”, reforçou Roberto Monteiro.
Segundo o autarca praiense, o Multiserviço do Porto Martins disponibilizará um infocentro municipal - “essencial na estratégia de desenvolvimento das competências tecnológicas dos munícipes” – e um ATL (num projecto conjunto com a Associação “Os Amigos do Porto Martins” e privados), e será sede do Agrupamento de Escuteiros, da Junta de Freguesia e do Grupo Desportivo da Casa do Povo, além de disponibilizar um espaço para o Centro de Convívio de Idosos.
“Numa segunda fase, concretizada até Setembro, será disponibilizado um parque de estacionamento, um posto Multibanco, um pavilhão desportivo e uma cozinha regional (que funcionará em anexo ao Salão Cultural da freguesia)”, adiantou Roberto Monteiro.
Investimentos
O autarca confirmou ainda que, a breve trecho, será votado na Assembleia Municipal o Plano de Urbanização do Porto Martins, “instrumento de gestão urbanística de vital importância para o desenvolvimento da freguesia”.
“Este documento dará uma resposta muito positiva às expectativas dos jovens casais que aqui se querem fixar e permitirá a reabilitação de muito do património habitacional edificado”, sublinhou.
“A freguesia do Porto Martins, um lugar de rara beleza privilegiado por Deus na distribuição dos recursos naturais, assistiu a um significativo progresso económico e social na última década, em particular nos últimos seis anos. Infra-estruturas como o passeio marginal, a beneficiação de toda a orla costeira, a remodelação do porto de São Fernando, a ampliação do cemitério, os novos arruamentos da Canada das Vinhas e da Madre de Deus, as obras de beneficiação da zona balnear e a pavimentação de várias vias são a prova viva do empenho do Governo Regional, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia em prol da qualidade de vida e do verdadeiro desenvolvimento do Porto Martins”, adiantou.
“A acção pública assume especial relevância se tivermos em conta os projectos desenvolvidos com orientação para as pessoas e para o reforço e promoção do associativismo: para as crianças, a aposta foi no ensino de apoio com actividades extra-curriculares e diagnósticos de saúde para toda a população escolar; para os idosos, orientámos projectos e acções permanentes de âmbito solidário e de combate à solidão; para a dinamização associativa, apoiámos, de forma relevante, múltiplos projectos da Casa do Povo, do núcleo local da Cáritas, dos centros de convívio de idosos, do Agrupamento de Escuteiros, do Império, da Comissão Fabriqueira da Igreja, do Grupo Desportivo da Casa do Povo e da Associação Cultural Amigos do Porto Martins”, recordou.
“Todos unidos e com grande determinação, formos capazes de encetar um projecto de sucesso, cujo principal objectivo foi melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade do Porto Martins”, realçou.
Por seu turno, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, sublinhou que a inauguração do Multiserviços era a prova do dinamismo e do empenho da população do Porto Martins no desenvolvimento da freguesia.
“Há dez anos, sonharam com a elevação da localidade a um novo estatuto administrativo. Hoje, esta inauguração é a prova de que esse sonho fazia todo o sentido, porque este edifício prova que há dinamismo associativo nesta freguesia”, disse.
Também a presidente da Junta de Freguesia do Porto Martins realçou o empenho das associações locais no desenvolvimento de actividades comunitárias e desafiou todos a aproveitarem as condições oferecidas pelo Multiserviços para continuarem o trabalho, a bem da comunidade.
Após os discursos, foram apresentados os três selos e a medalha comemorativos dos 10 anos da elevação do Porto Martins a freguesia.
Antes desta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e a presidente da Junta de Freguesia do Porto Martins inauguraram o busto do Visconde do Porto Martim, uma escultura do artista local Renato Costa e Silva, instalado junto ao Império da freguesia em homenagem a José Coelho Pamplona, que, no início do século XX, custeou a ampliação da igreja, a construção do Império e da Despensa, a construção da Escola e de três chafarizes.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt