Avaliar o impacto das políticas sociais, conhecer estratégias e acções implementadas noutros locais que possam ser usadas no Concelho e gerar o debate sobre as questões sociais que se colocam actualmente. São estes os objectivos da II Semana Social que decorre de 23 a 27 de Maio na Praia da Vitória, numa organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Habitação, Voluntariado, Cidadania, Educação, Pobreza e Idoso são os temas principais que enquadram o programa apresentado na manhã de quinta-feira, 12, em conferência de imprensa pelo presidente da Autarquia.
“Durante uma semana, vários especialistas internacionais, nacionais e regionais vão apresentar várias perspectivas sobre estas temáticas, num fórum que procura resultar em conclusões que, após o término do evento, possam ser implementadas pelos serviços de acção social do Município. É esta a grande mais-valia da Semana Social”, sublinhou Roberto Monteiro.
“A Semana Social é um espaço de debate e de troca de ideias, experiências e visões, mas é, sobretudo, um momento de reflexão que contribui para melhorarmos cada vez o apoio social que a Autarquia presta”, reforçou.
Nesta edição, segundo o autarca praiense, destacam-se os painéis dedicados à habitação social e ao idoso.
“Vivemos um novo paradigma relativamente à habitação social. Durante vários anos, o poder público foi levado a apostar significativamente na habitação social, ficando, hoje, com um parque habitacional que necessita de ser mantido. Ora, perante a redução dos orçamentos, é necessário encontrarem-se respostas para esta nova situação. Daí que a Semana Social dedique um painel de debate sobre acções implementadas noutros locais relativamente a este problema. Por isso, no painel do dia 23, teremos a professora Sascha Tsenkova a falar sobre privatização da habitação social e o Dr. João Carvalhosa a proferir uma comunicação intitulada Insustentabilidade da Habitação Social. Estas duas visões serão complementadas por duas intervenções sobre a realidade da habitação social na Região e no Concelho”, explicou Roberto Monteiro.
A tarde do primeiro dia será preenchida com várias actividades, caso de jogos interactivos e uma passagem de modelos.
“No dia 24, a Educação dominará os debates, destacando-se a intervenção do Dr. Ricardo Monteiro, do Centro Augusto Cury, que vai falar sobre os sete pecados capitais dos educadores, e do professor Aldo Naouri, que falará sobre a educação dos filhos. Neste painel, que contará com uma intervenção da secretária regional da Educação, teremos ainda a visão do Dr. Victor Cruz sobre as dificuldades na aprendizagem”, adiantou o presidente da Câmara da Praia.
Na quarta-feira, a parte da manhã é ocupada com o painel sobre voluntariado, com intervenções da professora Alice Vieira (“Voluntariado no Nosso Meio”), do Dr. Pedro Duarte Silva (“Voluntariado: Identidade e Desafios”) e do presidente da Autarquia (“Voluntariado: Uma Nova Missão para o Século XXI”).
A manhã termina com uma nova exibição do “Teatro dos Sentidos”, uma peça com crianças e jovens com necessidades especiais.
Da parte da tarde, será debatida a Cidadania: a Dra. Josélia Fonseca analisa a “Educação, Cidadania e Valores – que relação?”; o Dr. Pedro Duarte Silva fala sobre “Cidadania: muito mais que um estatuto”; e o deputado regional Berto Messias intervém sobre “Participação Cívica e Política dos Jovens”.
Neste dia decorrerá um workshop sobre como formar jovens felizes e inteligentes, ministrado por Ricardo Monteiro, assim como uma sessão de baby yoga, além de outras actividades.
“Na quinta-feira, debateremos a Pobreza. Será apresentado o livro Cartilha da Economia Familiar – Ser Pobre não é uma Fatalidade”, da autoria do jornalista Henrique Dédalo, e teremos intervenções do Dr. Fernando Diogo sobre a pobreza nos Açores, do Dr. Rogério Roque Amaro que questionará se é possível lutarmos contra a pobreza, do provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco Ferreira, que falará sobre a pobreza local, e da Dra. Ludovina Vieira, do grupo Continente, que falará sobre gestão económica e familiar”, adiantou Roberto Monteiro.
O almoço servirá para a degustação de sopas confeccionadas pelos centros de convívio do Concelho e para a demonstração de refeições económicas organizada por técnicos do grupo Continente, entidade parceira da segunda edição da Semana Social.
Da parte da tarde, decorrerá uma projecção de vídeo e teatro intitulada “Momentos” e uma nova exibição do “Teatro dos Sentidos”.
O último dia da Semana Social é dedicado ao Idoso, altura em que será lançado o Guia de Apoio ao Cartão do Idoso e será entregue o cartão municipal do idoso nº 1000.
“Após essa sessão, a Dra. Sílvia Madeira, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, apresentará o projecto Cidade Amiga do Idoso, um projecto a que a Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende associar-se. A Dra. Carla Fernandes falará sobre os idosos na família e a professora Rosa Carvalhal sobre “Centro Geriátrico no espaço intergeracional da freguesia”. A Dra. Helena Vieira abordará as realidades e necessidades do idoso e os senhores Carlos Bertão e Manuel Dias explicarão como funciona o Centro Social do Idoso de São Francisco Xavier. São visões importantes para nós, numa altura em que as famílias, por si só, não conseguem dar resposta às necessidades da terceira idade, cabendo ao sector público formular estratégias e acções que contribuam para o bem-estar dos nossos idosos”, adiantou o autarca praiense.
O encerramento da II Semana Social está agendado para as 12h30 da sexta-feira, 27 de Maio.
Os interessados em participar na II Semana Social devem inscrever-se, podendo fazê-lo através do site da Autarquia, do e-mail geral@praiamovimento.pt, do telefone 295 540 104, ou do fax: 295 540 109.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt