O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou, na manhã de quarta-feira, 15 de Junho, a abertura da época balnear no Concelho com o hasteamento da bandeira azul na Prainha e com uma visita à zona balnear das Quatro Ribeiras.
Roberto Monteiro realçou a qualidade das zonas balneares do Concelho, reconhecida pela atribuição de seis bandeiras azuis, três distinções como “Praia Acessível” e pelo Programa “Praia Saudável, Praia para Todos”, reafirmando o compromisso do Município em reforçar cada vez mais essa qualidade.
“O Concelho da Praia da Vitória é um Concelho muito particular tendo em conta que possui sete zonas balneares, que obrigam a um custo anual fixo de manutenção e equipamentos de suporte na ordem dos 50 mil euros. Temos procurado garantir valências e equipamentos de qualidade em todas as nossas zonas balneares e esse esforço é reconhecido com os galardões que elas ostentam. Temos seis das nossas sete zonas balneares com bandeira azul. A única que não a tem é a zona balnear das Quatro Ribeiras, facto de deriva de uma opção que a Câmara recebeu da parte da Junta de Freguesia e que se prende com a zona de campismo anexa ao local. Ou seja, as Quatro Ribeiras não tem bandeira azul por não ter qualidade na água e na zona balnear, mas porque disponibiliza uma zona de campismo a menos de 150 metros da zona balnear, as regras da bandeira azul não permitem essa situação. Assim, para que o campismo continue neste local, respondendo à procura de muitas pessoas, entendeu-se optar pela permanência da zona de campismo. Contudo, entidades externas já ratificaram a qualidade da água e das valências desta e das restantes zonas balneares do Concelho”, explicou o autarca.
As zonas balneares da Praia Grande e Prainha, em Santa Cruz, Riviera, no Cabo da Praia, Porto Martins, Biscoitos e Escaleiras, na Vila Nova, ostentam este ano a bandeira azul, sendo a primeira vez que tal acontece na praia da Riviera.
“São galardões que reconhecem o esforço que temos feito para dotar estes locais das melhores condições”, sublinhou Roberto Monteiro.
As zonas balneares do Porto Martins, Praia Grande e Biscoitos foram também reconhecidas como “Praia Acessível”, o que releva as condições nas acessibilidades para as pessoas com dificuldades motoras.
Estas condições foram também galardoadas no âmbito do Programa “Praia Saudável, Praia para Todos”, recebendo, cada uma delas, uma cadeira anfíbia, equipamento que permite o acesso de pessoas com deficiência à água. Esta valência será coordenada e supervisionada pela equipa de desporto da empresa municipal Praia em Movimento.
Este ano também regressa ao funcionamento a zona balnear das Quatro Ribeiras, destruída pela enxurrada que afectou o Concelho no final de 2009.
Os acessos, solários, bar e outras valências foram recuperadas e requalificadas, oferecendo mais uma opção aos banhistas da ilha e aos turistas que a visitam.
“Esta recuperação representa um custo que ascende a 400 mil euros. É uma empreitada que não só recuperou a zona balnear das Quatro Ribeiras, como melhorou significativamente as valências do local, particularmente ao nível dos solários”, adiantou o autarca praiense.
No final da visita, Roberto Monteiro frisou ainda que as zonas balneares do Concelho galardoadas com bandeira azul contam com uma equipa de 15 nadadores-salvadores, que vão vigiar as zonas durante o Verão.
Em Agosto, segundo Roberto Monteiro, será inaugurada a zona balnear da Vila das Lajes, que contará com uma piscina e um passeio marítimo.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt