O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o presidente da Associação Karingana Wa Karingana assinaram, na manhã de sexta-feira, 01 de Julho, o protocolo entre ambas as entidades que vai sustentar futuras iniciativas de cooperação ao nível solidário, cultural e económico no espaço lusófono.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória é o primeiro município português a associar-se à Karingana, uma associação sem fins lucrativos criada em 2010 que se propõe promover acções de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão lusófona espalhados pelo mundo.
Em declarações à comunicação social, numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho, o presidente da Autarquia praiense justificou o protocolo com a necessidade estratégica da Praia da Vitória estabelecer ligações que lhe abram novos caminhos para a inovação e para a cooperação.
“O espaço lusófono apresenta-nos imensas potencialidades nas mais variadas áreas. Potencialidades que, para um Concelho da nossa dimensão, podem ser exploradas por via da cooperação e do estabelecimento de relações e contactos que nos podem abrir as portas para a concretização de inúmeros projectos. A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem uma expectativa muito positiva nesta parceria”, sublinhou Roberto Monteiro.
“No nosso entender, são várias as possibilidades para projectos enquadrados nestes protocolo. Desde logo, a solidariedade é a primeira área onde podemos cooperar, dando continuidade e consistência a acções que têm ocorrido, embora sendo esporádicas. Mas projectos de âmbito cultural e de âmbito económico são outros dos nossos objectivos ao assinar este protocolo”, clarificou.
“Já temos alguns projectos em cima da mesa, que estão a ser planeados e que serão divulgados brevemente. Mas, por exemplo, acreditamos que deste protocolo podem surgir projectos ao nível de estágios em países lusófonos para os nossos alunos, ou estágios no Concelho para alunos desses países. Por exemplo, podemos desenvolver projectos ao nível empresarial, promovendo missões de empresários da ilha e do Concelho a estes países, no sentido de lhes abrir portas para novos negócios e possíveis exportações. No fundo, basta sermos proactivos para que possamos explorar esta cooperação. E a Câmara Municipal da Praia, garantidamente, será proactiva nesta matéria”, sublinhou o autarca praiense.
“Além disso, o conjunto de personalidades integradas nesta associação representam um conjunto de contactos que podemos explorar”, adiantou Roberto Monteiro, anunciando que promoverá a Karingana junto dos restantes municípios açorianos.
“A visibilidade da Praia da Vitória nos fóruns onde estamos presentes ou nas actividades que promovemos é, sem dúvida, uma mais-valia. A solidariedade é a base da constituição da Karingana. Mas existem outras áreas que podemos explorar. E o protocolo que agora celebramos com a Praia da Vitória é estratégico para nós”, sublinhou Tiago Bastos, presidente da Karingana Wa Karingana.
“É estratégico porque potencia a ligação com as comunidades emigradas nos Estados Unidos e no Canadá. O espaço lusófono é, sem dúvida, um mercado fundamental para Portugal. E a Praia e os Açores podem beneficiar desse mercado. Da nossa parte, posso garantir total apoio na ligação da Praia às comunidades lusófonas”, garantiu o presidente da Karingana.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt