O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória inaugura, a 29 de Julho, às 17h00, o Passeio d’Os Sombras e a Praceta das Artes, duas intervenções urbanas na zona ribeirinha da cidade que, no primeiro caso, homenageiam aquele agrupamento musical e, no segundo caso, relevam a ligação do Concelho às Artes.
A inauguração destes dois espaços coincide com o início do programa do primeiro dia das Festas da Praia 2011, que se prolongam até 07 de Agosto.
O Passeio d’Os Sombras, entre o Largo da Batalha e a praceta em frente ao Auditório do Ramo Grande, recebe o nome da histórica banda praiense concretizando o compromisso da Autarquia em localizar na cidade um espaço que recorde no presente e no futuro posterioridade Os Sombras.
A Praceta das Artes, localizada em frente ao Auditório do Ramo Grande e à Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, é um projecto da Autarquia que visa sublinhar a ligação do Concelho à produção artística. O espaço exibe um conjunto de painéis em azulejo que assinalam as várias artes. Alguns destes painéis estendem-se pelo Passeio d’Os Sombras.
A intervenção enaltece aquela parte da zona ribeirinha da cidade, representando mais um pólo de atractividade do quarteirão cultural da Praia, onde se destacam as duas principais infra-estruturas culturais do Concelho e onde, em breve, terá sede a Associação Salão Teatro Praiense, entidade que recorda a antiga instituição e pretende lançar a Praia nas áreas estruturantes do progresso no século XXI: Artes, Ciências, Tecnologia, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação.
Homenagem aos Bárbaros
Uma hora antes da inauguração do Passeio d’Os Sombras e da Praceta das Artes, a Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageia o agrupamento musical OS Bárbaros, banda formada em 1967 e que nas décadas de 60 e 70 do século passado se destacou no panorama musical terceirense e açoriano.
Todos os elementos do grupo serão homenageados pelo executivo municipal pelo seu mérito cultural numa cerimónia que decorrerá nos Paços do Concelho.
Às 22h00, vários elementos do agrupamento voltam a subir a um palco na cidade para um concerto inédito, já que vão partilhar o concerto com Os Sombras.
Ambas as bandas actuam no palco da marina.
Os Bárbaros, a par d’Os Sombras, foram uma das bandas que se consagrou na memória musical praiense e terceirense, depois de vários anos a animarem a Base das Lajes, vários clubes da Praia, assim como várias festas da ilha e do arquipélago. Além de terem sido uma das bandas presentes no primeiro Festival de Música Rock dos Açores, que decorreu no areal da Riviera, na Praia, no Verão de 1976.
A formação inicial, fundada em 1967, era composta por Ezequiel Silva, Francisco Carvalho, Jorge Moço, José Pereira e Olivério Sousa.
Até ao seu final, pelo grupo passaram também Paulo Ázera, José Manuel, Carlinhos Caroucho, Vasco, Carlos Lima, Fernando Mojica, João Mendonça Gomes, António Ázera da Silva, João Macedo, Luís Dores, Jorge Marques, Jorge Silva, Luís Macedo, João Botelho, Norberto Carreiro, Juvenal Medeiros, Hélio Rocha, António Rocha, Rui Gama, José Castelo, Betinho e Rui Bettencourt.
As entradas e saídas de novos elementos deveram-se à emigração de vários músicos, assim como ao serviço militar, entre outros motivos que geraram várias alterações do alinhamento do grupo praiense.
Os Bárbaros deixaram de actuar no final da década de 70.
Em Abril deste ano, Os Bárbaros voltaram a reunir-se para tocarem juntos, num concerto no âmbito de um convívio praiense na Nova Inglaterra, que decorreu em Providence, Rhode Island, e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e que serviu de ensaio-geral para o concerto nas Festas da Praia 2011.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt