Reduções entre 20 a 50 por cento no valor nas facturas energética podem ser conseguidas através da implementação de pequenas medidas e equipamentos decorrente de uma auditoria energética. É esta a principal vantagem de um plano de eficiência energética.
Os ganhos foram avançados na manhã de quarta-feira pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, que apresentou os resultados das primeiras auditorias energéticas a empresas do Concelho no âmbito do projecto municipal Diagnósticos Energéticos às Empresas do Concelho da Praia da Vitória, promovido pela Autarquia em parceria com a empresa Next Energy.
“Nesta fase piloto, foram realizadas auditorias a três empresas, que aceitaram participar no projecto. As conclusões apontam para possíveis reduções na ordem dos 20 a 50 por cento na factura energética destas empresas, ganhos financeiros conseguidos mediante a adopção de algumas medidas propostas após a avaliação dos consumos energéticos. Por exemplo, nestes casos, podem poupar-se três mil euros por ano na conta da energia numa empresa de média dimensão. E o investimento necessário é facilmente pago em dois ou três anos”, explicou o autarca praiense.
“Além disso, estão a em vigor vários sistemas de apoio direccionados para a eficiência energética. Ou seja, os empresários da Praia da Vitória podem conseguir estes ganhos com investimentos que podem ser comparticipados até 50 por cento do seu valor”, adiantou Roberto Monteiro.
O projecto Diagnósticos Energéticos às Empresas do Concelho da Praia da Vitória é uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que comparticipa as auditorias energéticas, ficando a cargo dos empresários os custos dos equipamentos e das medidas que garantem reduções efectivas nas facturas energéticas.
Na fase piloto, o projecto envolveu três empresas locais – uma superfície comercial, um estabelecimento de restauração e uma unidade de saúde privada.
“Com a implementação das medidas propostas pela equipa técnica que avaliou os consumos energéticos destes estabelecimentos, conseguem-se poupanças anuais entre os cinco e os dez mil euros. São ganhos financeiros muito significativos”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia.
“Por vezes, bastam pequenas alterações para se registarem ganhos efectivos. Por exemplo, num dos casos, bastou o realinhamento da iluminação para uma redução na factura de electricidade. Em cada auditoria, estudamos aprofundadamente os consumos energéticos de cada empresa e, no final, propusemos um conjunto de medidas e equipamentos que possibilitam reduções nas contas da energia. Sublinhamos muito a importância e os benefícios da micro-geração energética e do uso de painéis solares, entre outros equipamentos”, explicou, por seu turno, Miguel Pontes, da empresa Next Energy, parceira da Autarquia neste projecto.
“Elegemos a eficiência energética como uma das nossas prioridades. Essa prioridade é visível, por exemplo, nas escolas das Fontinhas e Fonte do Bastardo, no passeio marítimo dos Biscoitos, cuja iluminação é alimentada por painéis solares, ou do futuro edifício da Câmara Municipal na Praça Francisco Ornelas da Câmara. Estamos a dar o exemplo. Mas queremos também que os privados adoptem esta prioridade. Daí este projecto”, justificou Roberto Monteiro.
“Queremos, desta forma, dar o sinal que vale a pena apostar nestes projectos de eficiência energética porque há ganhos financeiros e de competitividade evidentes e há apoios comunitários para a implementação destas medidas pelos nossos empresários”, concluiu o autarca.
No final da conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou os diplomas comprovativos da participação nesta primeira fase do projecto a representantes do supermercado Guarita, da Clínica da Praia e do snack-bar Make Me Nuts, empresas que se voluntariaram para a realização das auditorias energéticas no âmbito desta iniciativa municipal.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt