Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Diagnósticos Energéticos às Empresas: Empresas da Praia podem reduzir em 20 a 50% custos das suas facturas energéticas
27 julho 2011

Reduções entre 20 a 50 por cento no valor nas facturas energética podem ser conseguidas através da implementação de pequenas medidas e equipamentos decorrente de uma auditoria energética. É esta a principal vantagem de um plano de eficiência energética.

Os ganhos foram avançados na manhã de quarta-feira pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, que apresentou os resultados das primeiras auditorias energéticas a empresas do Concelho no âmbito do projecto municipal Diagnósticos Energéticos às Empresas do Concelho da Praia da Vitória, promovido pela Autarquia em parceria com a empresa Next Energy.

“Nesta fase piloto, foram realizadas auditorias a três empresas, que aceitaram participar no projecto. As conclusões apontam para possíveis reduções na ordem dos 20 a 50 por cento na factura energética destas empresas, ganhos financeiros conseguidos mediante a adopção de algumas medidas propostas após a avaliação dos consumos energéticos. Por exemplo, nestes casos, podem poupar-se três mil euros por ano na conta da energia numa empresa de média dimensão. E o investimento necessário é facilmente pago em dois ou três anos”, explicou o autarca praiense.

“Além disso, estão a em vigor vários sistemas de apoio direccionados para a eficiência energética. Ou seja, os empresários da Praia da Vitória podem conseguir estes ganhos com investimentos que podem ser comparticipados até 50 por cento do seu valor”, adiantou Roberto Monteiro.

O projecto Diagnósticos Energéticos às Empresas do Concelho da Praia da Vitória é uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que comparticipa as auditorias energéticas, ficando a cargo dos empresários os custos dos equipamentos e das medidas que garantem reduções efectivas nas facturas energéticas.

Na fase piloto, o projecto envolveu três empresas locais – uma superfície comercial, um estabelecimento de restauração e uma unidade de saúde privada.

“Com a implementação das medidas propostas pela equipa técnica que avaliou os consumos energéticos destes estabelecimentos, conseguem-se poupanças anuais entre os cinco e os dez mil euros. São ganhos financeiros muito significativos”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia.

“Por vezes, bastam pequenas alterações para se registarem ganhos efectivos. Por exemplo, num dos casos, bastou o realinhamento da iluminação para uma redução na factura de electricidade. Em cada auditoria, estudamos aprofundadamente os consumos energéticos de cada empresa e, no final, propusemos um conjunto de medidas e equipamentos que possibilitam reduções nas contas da energia. Sublinhamos muito a importância e os benefícios da micro-geração energética e do uso de painéis solares, entre outros equipamentos”, explicou, por seu turno, Miguel Pontes, da empresa Next Energy, parceira da Autarquia neste projecto.

“Elegemos a eficiência energética como uma das nossas prioridades. Essa prioridade é visível, por exemplo, nas escolas das Fontinhas e Fonte do Bastardo, no passeio marítimo dos Biscoitos, cuja iluminação é alimentada por painéis solares, ou do futuro edifício da Câmara Municipal na Praça Francisco Ornelas da Câmara. Estamos a dar o exemplo. Mas queremos também que os privados adoptem esta prioridade. Daí este projecto”, justificou Roberto Monteiro.

“Queremos, desta forma, dar o sinal que vale a pena apostar nestes projectos de eficiência energética porque há ganhos financeiros e de competitividade evidentes e há apoios comunitários para a implementação destas medidas pelos nossos empresários”, concluiu o autarca.

No final da conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou os diplomas comprovativos da participação nesta primeira fase do projecto a representantes do supermercado Guarita, da Clínica da Praia e do snack-bar Make Me Nuts, empresas que se voluntariaram para a realização das auditorias energéticas no âmbito desta iniciativa municipal.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais