No âmbito do ciclo de visitas às Freguesias do Concelho, o executivo camarário da Praia da Vitória, reuniu esta manhã com a Junta de Freguesia dos Biscoitos e instituições locais. Tendo sido apresentado pelo Presidente da edilidade o projecto da Construção do Passeio Marginal da Freguesia dos Biscoitos, bem como o projecto da construção da nova creche, jardim-de-infância e ATL (escola da Arrochela).
Na Sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, apresentou os principais objectivos destes projectos, no que concerne ao primeiro possibilitará a requalificação da frente marginal da freguesia e a segunda criar novas valências no âmbito do ensino pré-escolar atendendo às necessidades existentes, dando assim uma resposta às necessidades e anseios da população desta freguesia.
Roberto Monteiro afirmou que “no próximo ano será lançado o concurso e dar-se-á início à construção dessas novas e modernas infra-estruturas.”
No âmbito do encontro com as “força vivas” da freguesia, foi apresentado as características inerentes à concessão do projecto do passeio marítimo. Sendo esta uma intervenção que localiza-se entre o parque de estacionamento da piscina até a Fonte das Pombas, a Norte da Ilha. Tendo em todo o seu prolongamento uma conotação cultural, constituída pela cultura da vinha, sendo um padrão de paisagem. Existindo de igual modo a conotação natural, com formações rochosas agrestes e de coloração escura.
Este passeio terá uma largura de 2,50m, numa extensão ligeiramente superior a 1Km. O mesmo surge associado à via já existente, possuindo pequenas bolsas para descanso e estadia. No prolongamento da via vai existir uma zona de manutenção. Os muros serão construídos com pedra vulcânica e pavimentos em bagacina e os passeios em betão.
Sendo as energias renováveis, uma das apostas deste elenco camarário, Roberto Monteiro, fez referencia ao sistema de iluminação solar a instalar, aproveitando assim os recursos naturais, ou seja, utilizando um sistema auto-suficiente, iluminação tipo “Gira-sol” da “Shréder”.
Por fim o Presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, fez um balanço da actividade desenvolvida, dos investimentos concluídos, das obras em fase de execução, obras em fase de projecto/concurso e os apoios concedidos às instituições locais através do Fundo Coesão Rural, que desde 2006 a 2008, ronda os 154 mil euros.
Gab. Pres.
|