O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o Passeio Marítimo e a Piscina da Caldeira, na Vila das Lajes, contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população residente na Freguesia e no Concelho e reforçam a oferta turística disponível na Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que discursava na inauguração das infraestruturas, que decorreu Domingo, 28, pelas 15h00, sublinhou ainda que a obra se enquadra na estratégia municipal de valorização do meio rural do Concelho.
“Com o passeio marítimo, adequadamente infraestruturado com iluminação pública, visamos proporcionar um excelente espaço de manutenção e de lazer, que combina a prática da actividade física com a contemplação da orla marítima. Com a piscina pública, apetrechada com parque de estacionamento, com bar e com balneários, pretendemos criar na Vila das Lajes uma zona balnear diferenciadora, de utilização gratuita e extremamente apelativa, que será determinante na valorização humanizante de uma área de rara beleza e que esteve deixada ao abandono por muitos anos”, adiantou.
“O empreendimento que acabamos de inaugurar culmina a aposta estratégica do Município em concretizar investimentos reprodutivos orientados para a qualidade de vida e para a saúde de todos os praienses. Esta aposta assumiu relevância especial pelo seu impacto na valorização diferenciadora do meio rural do Concelho”, sublinhou o autarca praiense.
Segundo Roberto Monteiro, o Passeio Marítimo e a Piscina da Caldeira, na Vila das Lajes, junto com os passeios marítimos do Porto Martins e dos Biscoitos e da Avenida Marginal da cidade, “fazem da Praia da Vitória o Concelho que mais valorizou e humanizou toda a sua orla costeira acessível”.
“A beleza, a qualidade e o impacto reprodutivo comunitário e turístico destas infraestruturas são inquestionáveis”, reforçou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A obra, que requalifica a orla costeira da Vila das Lajes, representa um investimento municipal de 1,5 milhões de euros, dotando aquela zona do Concelho com um passeio pedestre de mais de um quilómetro de extensão, adequado à prática de “jogging”, e de uma zona balnear composta por duas piscinas (uma para adultos e outra para crianças), bar e balneários, apoiada por um parque de estacionamento com lugar para mais de meia centena de viaturas.
“Esta foi uma das obras mais complexas de gerir por parte deste executivo municipal. A orografia, as condições da orla costeira e a tipologia dos solos motivaram sucessivas alterações ao projecto inicial e condicionaram severamente o cumprimento dos prazos de execução da obra”, explicou o autarca.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória não foi possível manter a intenção inicial de encher a piscina com água do mar, o que aumentaria em 400 mil euros o custo da empreitada e penalizaria substancialmente os custos de manutenção.
Além disso, o calendário de execução da obra foi alterado “exclusivamente pelas permanentes alterações e ajustamentos do projecto”, essenciais para garantir a “qualidade da obra e cumprir rigorosamente o orçamento”.
“Tão relevante como concretizar os sonhos da nossa Comunidade, é garantir a qualidade e a sustentabilidade do que fizermos. Concretizamos com base numa estratégia clara e honramo-nos por fazer aquilo que pudéssemos pagar”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Desejo que todos possam usufruir civicamente destas infraestruturas. Obrigado a todos os que sonharam e que tiveram a ousadia de acreditar na sua concretização. Sou um autarca orgulhoso e feliz por liderar uma equipa extraordinária que o que promete cumpre. Connosco, compromisso assumido é compromisso cumprido!”, concluiu Roberto Monteiro.
Na sua intervenção, o Subsecretário Regional das Pescas, em representação do presidente do Governo Regional dos Açores, sublinhou a importância destas infra-estruturas para a revitalização da orla costeira do arquipélago e para o reforço da ligação das ilhas ao mar que as rodeia.
“São obras como esta que fazem com que a população tenha uma melhor acessibilidade e uma maior relação com as actividades ligadas ao mar, o que faz com que se aprofunde a ligação da nossa sociedade com o mar, para além de valorizar o território”, declarou Marcelo Pamplona.
Para o presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, a inauguração do Passeio Marítimo e Piscina da Caldeira representa “a concretização de um sonho de décadas”, revitalizando aquela zona da Freguesia e contribuindo decisivamente para o reforço da qualidade de vida e da atractividade turística da Vila das Lajes.
“Agradeço ao Governo Regional e à Câmara Municipal o muito que têm e continuam a fazer pela Vila das Lajes. A Câmara Municipal tem vindo a fazer muito por todas as freguesias do Concelho, demonstrando que aquilo que promete, cumpre”, sublinhou Elmano Nunes.
“A Vila das Lajes fica mais rica a partir de hoje, por poder adicionar ao seu já valioso património este complexo de lazer. A partir de hoje, todos temos a oportunidade de usufruir das magníficas condições que esta infraestrutura comporta. Quer nós, quer os nossos filhos, quer quem nos visita pode desfrutar deste espaço, que deixaremos também às futuras gerações”, reforçou o autarca lajense.
A cerimónia de inauguração do Passeio Marítimo e Piscina da Caldeira, que contou com a presença de várias centenas de pessoas, foi abrilhantada pelas duas bandas filarmónicas da Vila das Lajes.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt