A Pintura marca a programação na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira em Setembro, concretizando o primeiro mês do projecto Art@cademia 1112, iniciativa que, até Novembro de 2012, dedica um mês a cada uma das áreas de expressão artística considerada arte.
Na apresentação do programa dedicado à “Pintura e Outras Imagens”, que decorreu em conferência de imprensa no estúdio multimédia da Academia, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória explicou que o projecto Art@cademia 1112 representa um novo patamar na actividade da Academia.
“Após um ano de actividade, este projecto, que decorrerá a par da programação habitual da Academia, procura explorar alguns dos resultados da formação e das parcerias que decorrem e se concretizam neste espaço e, ao mesmo tempo, abrir a Academia e a compreensão das artes a novos públicos. O Art@cademia é uma iniciativa que congrega a formação, o desenvolvimento e a exposição, com eventos direccionados para as escolas e a população numa perspectiva de formação e sensibilização e com eventos meramente expositivos, onde poderemos visualizar trabalhos produzidos na Academia ou nas instituições que são nossos parceiros”, sublinhou Roberto Monteiro.
“Este mês, o Art@cademia é dedicado à Pintura e outras Imagens, concretizando-se num programa que viaja entre o erudito e o popular, oferecendo animação e exposições para vários gostos. Até Novembro de 2012, teremos iniciativas enquadradas no mesmo propósito, dedicadas às restantes artes, caso da dança, da fotografia, do cinema, etc.”, concretizou o autarca praiense.
Programa
O primeiro evento do programa dedicado à Pintura decorre esta sexta-feira, a partir das 20h00, com a inauguração de uma exposição de “Flipbook”, da autoria do artista plástico José Espadinha.
“Esta técnica, de forma genérica, recorre ao uso de imagens em várias páginas seguidas, que folheadas rapidamente resultam na sensação de movimento nessas imagens. É quase uma forma artesanal de animação”, explicou Rogério Sousa, director operacional da Academia.
No dia 13, às 20h00, é inaugurada uma exposição de fotografia da autoria de alunos da Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, parceiro da Academia na área de formação.
A 14, entre as 14h30 e as 16h00, decorrerá uma sessão pública sobre flipbook, orientada por José Espadinha, e que terá como público-alvo alunos das escolas do Concelho, assim como a população em geral.
No dia 16, a partir das 20h00, o programa agenda uma mostra de vídeos realizados por alunos da Restart e no mesmo dia começa uma formação sobre produção de vídeo orientada por elementos do Panazorean Film Festival. Esta formação prolonga-se até ao dia 18 de Setembro.
De 19 a 24, decorrerá uma formação em artes plásticas, orientada por Fernando Freitas, da Academia de Arte Realista de Toronto, parceira da Academia para a formação. Esta formação terá como tema “Nos Estúdios de Caravaggio”, explorando a técnica do pintor italiano.
A 21 é inaugurada uma exposição de obras do Estúdio Arte e Ponto, o qual orientará uma sessão de animação e explicação a 29 de Setembro, entre as 14h30 e as 16h00, que estará aberta à população e aos alunos das escolas do Concelho que queiram conhecer técnicas de pintura em gesso, entre outras.
No dia 24, Fernando Freitas, da Academia de Arte Realista de Toronto, profere uma palestra sobre a instituição, a partir das 18h00, e, às 20h00 do mesmo dia, é inaugurada a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das formações em pintura e desenho ministradas na Academia no último ano.
No dia 27, entre as 10h00 e as 11h30, a artista plástica Cecília Ribeiro orientará uma sessão sobre pintura de cerâmica.
Balanço
Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ladeado pelo vereador da Cultura, Paulo Codorniz, apresentou o balanço do primeiro ano de actividade da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“De forma sucinta, a actividade da Academia correspondeu e até superou as expectativas. Ao nível formativo, a Academia organizou 15 acções de formação, em que cinco delas vão decorrer até ao final deste ano. No total, já foi dada formação a 210 pessoas, num total de 300 horas formativas em áreas de expressão artística, da pintura ao teatro, passando pelo design gráfico, pela fotografia, pela música, por artes digitais, manutenção de instrumentos, entre outras”, adiantou Roberto Monteiro.
As galerias da Academia, segundo o autarca, já foram palco de 12 exposições individuais e colectivas e forma palco de vários eventos locais e regionais.
“Ao nível da produção, a Academia elaborou o espectáculo exibido no Dia da Região, que decorreu na Praia da Vitória. E colaborou na produção do Outono Vivo, do Festival Internacional de Chocolate, na II Semana Social, na Mostra Labjovem, em várias conferências, assim como em vários projectos promovidos por associações culturais, juvenis, instituições de cariz social e escolas”, referiu o presidente do Município praiense.
“Toda esta actividade contou também com um conjunto de parcerias que têm sido essenciais para o sucesso desta infra-estrutura, caso da Restart, da Academia de Arte Realista de Toronto, da Thape Produções, do Instituto Açoriano de Cultura, do Governo Regional, do Museu de Angra, da Universidade dos Açores, da Universidade Aberta, da Associação Burra de Milho, entre outros organismos”, adiantou.
“Em suma, a Academia, inaugurada em Junho de 2010, tem consolidado a sua actividade, promovendo uma oferta formativa e expositiva de qualidade, que nos orgulha”, sublinhou Roberto Monteiro.
“O nosso grande objectivo é que, já em 2013, possamos ter nos palcos culturais locais e regionais espectáculos de sucesso e exposições cujos protagonistas e autores sejam artistas para cuja formação contribuiu esta Academia”, concluiu Roberto Monteiro.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt