A Câmara Municipal da Praia da Vitória apoiou cerca de 400 famílias do Concelho na recuperação das suas habitações, anunciou esta segunda-feira o presidente da Autarquia no âmbito de um balanço a este projecto.
Segundo Roberto Monteiro, entre 2007 e 2011, os apoios ascendem a 1,6 milhões de euros, enquadrados no Regulamento Municipal de Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas, que é gerido pela empresa municipal Praia em Movimento.
Para o autarca, o número de apoios e o valor que eles comportam espelham as necessidades habitacionais existentes no Concelho que foram diagnosticadas em 2006. Este diagnóstico serve de base à intervenção urbanística e habitacional da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Mas Roberto Monteiro sublinha que a medida revela também a validade da opção, uma vez que com um investimento que daria para a construção de 22 moradias de habitação social é possível resolver cerca de 20 vezes mais casos de problemas habitacionais.
O autarca argumenta que não só o apoio à recuperação de habitações degradadas em vez da opção pela construção de habitações permite resolver mais casos, como contribui para a recuperação do parque habitacional das freguesias e garante a permanência das famílias nos seus locais de residência.
Segundo o autarca, a maior parte dos casos de apoio abrangem agregados compostos por pessoas com mais de 65 anos, ou casais jovens com filhos, em que um dos progenitores é a fonte de rendimento familiar.
A maior parte dos pedidos tem por alvo intervenções nas coberturas, construção de instalações sanitárias e instalação de novas janelas e portas.
As candidaturas aprovadas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória no âmbito da recuperação de habitações degradadas receberam apoios cujo valor, em média, ascendeu a quatro mil euros, sendo o valor máximo permitido no regulamento de 7500 euros.
Neste momento, além dos 400 casos apoiados, estão em avaliação mais 120 pedidos de apoio para intervenções com vista à recuperação de habitações.
Desde 2006, a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a desenvolver um conjunto de projectos no âmbito da requalificação urbanística, habitacional e paisagística do Concelho. Nesta orientação inserem-se os programas de apoio à recuperação de habitações degradadas, o plano de habitações sociais, a legalização das áreas urbanas de génese ilegal em redor da Base das Lajes, os planos de urbanização da Cidade e do Porto Martins, entre outras.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt