A exposição fotográfica “Passagem das Bestas”, da autoria de António Araújo, está patente ao público na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira de 01 a 21 de Outubro, podendo ser visitada no horário de funcionamento daquela instituição.
A mostra, composta por várias fotografias e um documentário em vídeo, revela pormenores e recorda as relheiras, antigos trilhos criados pelos rodados dos carros de bois, ainda hoje visíveis em São Brás, Santa Bárbara, Doze Ribeiras ou no Porto Martins.
A mostra é inaugurada esta sábado, 01 de Outubro, pelas 20h00, podendo também ser visitada de 2ª a 6ª entre as 13h00 e as 20h00, ou nos horários de eventos agendados para a Academia ao fim-de-semana.
A exposição “A Passagem das Bestas” decorre de uma iniciativa da Associação Regional do Turismo, das Câmaras Municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo e da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, em parceria com a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com o objectivo de resgatar as memórias existentes em torno das relheiras e de toda a sua importância sócio-económica.
«As relheiras são marcas vivas feitas na pedra pelos aros em ferro que forravam as rodas dos carros de bois (…). Foram precisos anos e anos (séculos, mesmo) sempre a passar pela mesma cama para formar uma relheira. Esculpidas na pedra, as relheiras assumiam-se como uma espécie de carris em baixo relevo por onde os carros, gerações atrás de gerações, faziam sempre o mesmo percurso», lê-se no folheto explicativo da exposição.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt