O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a Feira Agrocomercial 2011, que decorre de 13 a 16 de Outubro na zona entre a marina e o paul da Praia, resulta da cooperação entre entidades privadas e o sector público, com as primeiras as liderar o projecto.
Roberto Monteiro, que falava na apresentação do certame, cuja inauguração está agendada para as 18h30 de quinta-feira, adiantou que o modelo de cooperação que deu origem à feira “é aquele que, cada vez mais, deve orientar a realização destas actividades”.
“Até agora, muitas entidades esperavam que o sector público liderasse os projectos, indo depois ao seu lado ou quase a reboque. Essa atitude já não se coaduna com os tempos que correm. Pela situação económica que atravessamos, mas, sobretudo, pelas expectativas que os associados dessas entidades têm sobre o seu dinamismo. Esta feira agrocomercial é o exemplo perfeito daquilo que entendo ser a atitude correcta: as entidades representativas dos sectores criam, projectam e organizam a iniciativa, assumindo a parte pública uma função de complementaridade”, argumentou o autarca praiense.
“Esta feira é também uma oportunidade para os nossos empresários. Nos tempos de crise, os espaços onde possam mostrar os seus produtos, onde possam aprofundar os contactos com os seus clientes são iniciativas que devem ser promovidas. A Câmara da Praia acolheu desde o início a iniciativa da Câmara do Comércio de Angra e da Associação Agrícola da Ilha Terceira pode entender tratar-se de um evento que conjuga todos os sectores económicos da ilha e representa um momento importante na vida actual do nosso tecido empresarial”, adiantou Roberto Monteiro, explicando que a Autarquia colaborou com o projecto ao nível logístico.
Segundo Sandro Paim, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a zona dedica ao comércio conta com 70 empresas, estando a feira dividida por cinco espaços: zona comercial (tenda na Marina), zona de restauração (tenda na Marina), zona de exposição de veículos e máquinas (Zona Verde), zona de animação (Clube Naval) e zona agrícola (espaço onde é localizado o Music Resort, junto ao paul da Praia).
“A Feira está distribuída por 8900 metros quadrados, e nós esperamos a visita de mais de 20 mil pessoas nos quatro dias em que ela decorre. Esta feira resulta da fusão da Agroter e da ExpoTerceira, numa união de esforços da Câmara do Comércio e da Associação Agrícola que contou, desde o início, com o apoio da Câmara Municipal da Praia e de várias entidades que têm colaborado connosco e sem as quais não era possível inaugurarmos este certame”, alegou Sandro Paim.
“Na zona dedicada à exposição de gado, aos concursos bovinos e às actividades agrícolas, localizada junto ao paul, teremos 170 animais em exposição e reunimos todas as condições para esta ser uma feira com sucesso”, adiantou, por seu turno, Paulo Simões, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt