Apoio social e Educação são as duas áreas abrangidas pelos apoios autárquicos que a Câmara Municipal da Praia da Vitória não pretende afectar nas reduções orçamentais a que se vê obrigada pelos cortes que foi alvo nas transferências do Orçamento do Estado.
A confirmação foi dada pelo presidente da Autarquia na intervenção que proferiu perante várias dezenas de idosos reunidos no Auditório do Ramo Grande no âmbito das Jornadas Séniores da Praia da Vitória, que terminam esta tarde.
“Vamos procurar por todos os meios proteger estas duas áreas. Com o cenário financeiro e orçamental que nos confrontamos, teremos de fazer opções. Vamos cumprir com todos os nossos compromissos, quer ao nível salarial quer com a Banca e fornecedores. Mas a área que será mais afectada será a dos apoios. Nesta vertente, não queremos afectar os apoios sociais e ao nível da Educação. Estou convicto que todos os praienses perceberão que, por exemplo, entre uma iluminação ou um qualquer evento e bolsas de estudo para estudantes com fracos recursos económicos, seja estes últimos os escolhidos como projecto a manter-se ao nível dos apoios municipais”, explicou o autarca.
“O que é certo é que vamos ter que mudar muitas coisas. Vamos ter que fazer opções e assumir as consequências desses actos. Daqui para a frente, vamos ter que mudar a maneira como gerimos os dinheiros públicos. Esta é uma certeza”, sublinhou Roberto Monteiro.
“É importante que as pessoas tenham presente que as Câmaras Municipais, nos últimos três anos, perderam 25 por cento das transferências financeiras do Estado. Agora fala-se num corte de cinco por cento. Mas não se pode esquecer os 20 por cento que nos tiraram entretanto. Aliás, tem sido o poder local quem mais tem contribuído para pagar a crise”, frisou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Agora, posso garantir-vos que não vamos baixar os braços. É nestas alturas que os homens se mostram. O momento difícil que atravessamos não nos pode desanimar. Vamos continuar a lutar e a fazer da Praia um Concelho onde vale a pena viver e investir. Por isso, peço a cada um de vós que continue a participar e a ajudar nas actividades dos Centros de Convívio e nas vossas freguesias”, apelou.
A intervenção do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória foi um dos momentos do programa das Jornadas Séniores agendado para esta quarta-feira. Antes, as mais de duas centenas de idosos que se reuniram no Auditório do Ramo Grande visionaram um documentário sobre o Concelho da Praia da Vitória e, após a intervenção de Roberto Monteiro, assistiram à entrega dos certificados de participação no Concurso de Maios que decorreu este ano e à exibição da peça de teatro “A Filha Perdida”, levada ao palco pelo grupo “Os Cinco Amigos dos Biscoitos”.
Desde segunda-feira, várias dezenas de idosos do Concelho participaram em várias actividades que compuseram o programa das Jornadas Séniores, um fórum de debate e actividades sobre esta faixa etária organizado pelo Departamento de Acção Social do Município da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt