A partir de quinta-feira, 27, mais de 12 mil livros estão à disposição dos terceirenses na Feira do Livro do Outono Vivo, que decorre de 27 de Outubro a 06 de Novembro na Praia da Vitória.
A feira, integrada no evento cultural promovido anualmente pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, é inaugurada às 20h00 de quinta-feira, numa sessão coincidente com a abertura da semana Outono Vivo, numa edição dedicada à Lusofonia.
A Feira do Livro, alojada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, reúne mais de 12 mil títulos lançados por mais de uma centena de editoras, num evento que a organização espera ser visitado por mais de três mil pessoas.
Este ano, a feira do livro do Outono Vivo apresenta duas novidades no seu figurino: o sorteio diário de livros e a selecção do Livro do Dia, que permitirá a aquisição do mesmo a preços mais reduzidos.
Organizados por temas, os livros podem ser adquiridos todos os dias do Outono Vivo, entre as 09h30 e as 24h00 de 28 e 29 de Outubro e as 10h00 e as 24h00 de 30 de Outubro a 06 de Novembro.
Lançamentos e apresentações
Durante a VI edição do Outono Vivo serão lançados e apresentados vários livros: “O Mundo que eu vi”, de Genuíno Madruga (apresentado por Francisco Maduros Dias); “A Fotografia nos Açores”, de Carlos Enes; “José Silvestre Ribeiro: o liberal e o humanista”, de Maria João Vieira (apresentado por José Miguel Sardica); “Já não vem ninguém”, de Sidónio Bettencourt (apresentado por Eduardo Ferraz da Rosa); “Na Esquina das Ilhas”, de Lélia Nunes (apresentado por Victor Rui Dores); “Antigamente era assim: Ensaios de História dos Açores”, de Avelino Meneses; “Autoritarismo e Resistência nos Açores, de José Olívio Rocha; “Cartilha da Economia Familiar, de Henrique Dédalo; “JAF – Ganadaria da Ilha Terceira, de Isabel Silva; e um dos melhores livros, segundo a crítica, sobre o Centenário da República “Da Monarquia à República”, de José Miguel Sardica.
Este último estará presente numa sessão de autógrafos durante a Feira do Livro, em horário a anunciar brevemente.
Estão ainda previstas mais duas sessões de autógrafos no Outono Vivo 2011: Vasco Pereira da Costa estará presente na Academia no dia 29, a partir das 15h00, para autografar o livro “Fogo Oculto”: e o fotógrafo Nuno Sá estará na Academia a 28 e 29 de Outubro, a partir das 18h00, para autografar os livros da sua autoria.
Nuno Sá, cujas imagens de tubarões fotografados ao largo do Faial têm corrido o mundo, venceu recentemente, e pela segunda vez, o prémio Wildlife Photographer of the Year, um dos maiores galardões mundiais para os fotógrafos da natureza, e também o prémio Nature Best Photography. Ambos os galardões são atribuídos pela BBC Wildlife e pelo Museu de História Natural de Londres.
Ao nível das alterações, a organização confirmou o cancelamento do workshop Oficina Teatral, agendado para 02 e 03 de Novembro, devido a problemas de saúde que afectaram João Mota, que orientaria a formação.
Congresso do Livro
A VI edição do Outono Vivo será marcada também pelo Congresso do Livro, organizado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que decorrerá a 28 e 29, no Auditório do Ramo Grande.
Neste encontro, várias dezenas de intervenientes no mercado livreiro e editorial nacional vão debater o momento actual e o futuro do sector.
Durante o Outono Vivo, entre outras actividades e eventos, decorrerão quatro exposições: a exposição colectiva de artistas plásticos terceirenses, que estará patente da Academia de Juventude; a exposição “Construir Cultura” da responsabilidade da Direcção Regional das Comunidades, patente no Auditório do Ramo Grande; a exposição “Escritas de Gentes da Lusofonia”, resultante de um conjunto de painéis com excertos de autores lusófonos espalhados pela Rua de Jesus e organizados pelo poeta e escritor terceirense Álamo de Oliveira; e a exposição “O Mundo que eu vi”, resultante da viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga.
Durante o Outono Vivo decorrerá ainda uma feira gastronómica, no âmbito da qual acontecerá um concurso de sabores da Lusofonia, preparados por cinco restaurantes praienses: Clube dos Oficiais, La Barca, Mar à Mesa, O Pescador e Sabores do Chef.
A edição deste ano conta com dois workshops: escrita criativa, orientado por António Couto, que decorrerá na Casa das Tias; e teatro para docentes e similares, orientado por Rogério Paulo da Companhia de Teatro Umbigo.
Na Academia, ao nível da animação diária, haverá um café concerto animado por Alexandre Gualdino e Humberto Ramos, sessões de poesia com Carlos Paulo e Hugo Franco, ambos da Comuna, e uma performance da artista Carolina Bettencourt, intitulada “Incommunicabilis”.
Ao nível dos espectáculos, o Outono Vivo 2011 conta com um concerto musical com o grupo Trêsporcento e duas peças de teatro: “Teatro que vem do Latim”, pelo grupo humorístico Os do Costume e Homenagem a João Villaret, pela Comuna – Teatro de Pesquisa.
O programa do Outono Vivo 2011 pode ser consultado online em www.cmpv.pt ou www.outonovivo.com.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt