Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Abertura do Congresso do Livro, Presidente da Câmara da Praia desafia APEL a colaborar com Outono Vivo
28 outubro 2011

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a realização do Congresso do Livro integrada no Outono Vivo enriquece a iniciativa e apelou à continuação da cooperação entre a APEL e a Autarquia.

Roberto Monteiro, que intervinha na abertura do fórum que reúne, hoje e amanhã, cerca de uma centena de intervenientes e interessados no mercado editorial e livreiro nacional e internacional, argumentou que essa cooperação pode abrir as portas à vinda à Praia de outras vozes ligadas à Literatura Lusófona.

A realização do Congresso da APEL no âmbito do Outono Vivo enriquece a iniciativa, porque coloca na Praia da Vitória o debate e diferentes visões sobre o presente e o futuro do mercado editorial e livreiro nacional, trazendo-nos novas perspectivas e opiniões, essenciais à contínua construção da nossa Cultura. Por isso, deixo aqui também um forte apelo para que a cooperação entre a APEL e a Câmara Municipal da Praia da Vitória não se esgote neste evento. Para que dê frutos no futuro, enriquecendo o Outono Vivo em posteriores edições, nomeadamente possibilitando, por exemplo, o acesso a escritores lusófonos, enquadrando a sua passagem por este Concelho na promoção, defesa e dinamização da Língua Portuguesa, a língua que nos une enquanto Povo, enquanto Nação”, sublinhou.

O autarca, que partilhou a mesa na cerimónia de abertura do Congresso do Livro (o primeiro realizado em território nacional) com o presidente da APEL, Paulo Teixeira Pinto, e com a directora regional das Comunidades, Graça Castanho, explicou ainda que a realização do evento na Praia era “ansiada há vários anos” e que a sua concretização resultou do “empenho e da cooperação entre o Governo Regional dos Açores e do Município da Praia da Vitória” que “convenceram a APEL a reunir-se na Região”.

O Congresso do Livro realiza-se integrado na programação do VI Outono Vivo, cuja abertura decorreu na noite de quinta-feira, 27.

O Outono desfolha-se nesta Praia da Nemésio, numa vitória festiva das Letras e das Palavras, das notas e das cores, das pautas e das paletas, com que músicos, poetas e pintores e actores e autores encheram telas, partituras e folhas aos milhões, em livros que da terra lusa, a Angola, passando pelo Brasil a Cabo Verde, pelas comunidades das americanas diásporas, nos unem nesta Pátria a que Pessoa chamou Língua Portuguesa. Por aqui, poderemos ver a plástica linguagem lusófona dos artistas locais, ao mundo que o nosso Genuíno “Fernão de Magalhães” abraçou duas vezes, e podemos ver como se constroem culturas e ler escritas de gente da Lusofonia”, poetizou o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na abertura do Outono Vivo e da Feira do Livro que lhe serve de epicentro.

A sessão de abertura terminou com uma palestra do Representante da República para os Açores, embaixador Pedro Catarino, que recorreu à sua experiência enquanto diplomata para falar aos presentes dos objectivos da diplomacia nacional, particularmente do trabalho em prol da defesa, promoção e dinamização da lusofonia.

A abertura do VI Outono Vivo iniciou-se com um pequeno concerto musical interpretado pela Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Para este fim-de-semana, a programação do Outono Vivo conta, no sábado, com a apresentação dos livros “A Fotografia nos Açores”, da autoria de Carlos Enes (às 17h30), “José Silvestre Ribeiro: o liberal e o humanista”, de Maria João Vieira (às 20h00), e “O Mundo que Eu Vi”, de Genuíno Madruga (às 21h30).

No domingo, são apresentados os livros “Na Esquina das Ilhas”, de Lélia Nunes (às 15h30), e “Antigamente Era Assim: ensaios de história dos Açores”, de Avelino Meneses (às 17h00).

Estas apresentações decorrem na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, cuja animação musical em ambas as noites fica a cargo dos músicos Alexandre Gualdino e Humberto Ramos.

Na tarde de domingo, às 15h00, no Auditório do Ramo Grande, será exibido o filme “Carros 2”, uma iniciativa vocacionada para os mais novos, sendo gratuita a entrada a menores de 12 anos.

A Feira do Livro (que abre as 09h30 no sábado e às 10h00 no domingo) e, também na Academia, as exposições “O Mundo que Eu Vi” (fotografias de Genuíno Madruga durante as suas viagens de circum-navegação), “Escritas de Gentes da Lusofonia” (painéis com excertos de escritores lusófonos expostos pela Rua de Jesus) e “Construir Cultura”, organizada pela direcção regional das Comunidades e patente no Auditório do Ramo Grande podem ser visitadas este fim-de-semana, eventos que se prolongam por todo o Outono Vivo.

O programa completo do evento pode ser consultado em www.cmpv.pt ou www.outonovivo.com.

Gabinete de Comunicação. 

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais