Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Outono Vivo 2011, Conferência de Eduardo Bettencourt Pinto e livro de José Olívio Rocha marcam programa de terça-feira
31 outubro 2011

A conferência “Açores: uma navegação pelos sentidos”, proferida pelo escritor e poeta Eduardo Bettencourt Pinto, e o lançamento do livro “Autoritarismo e Resistência nos Açores”, da autoria de José Olívio Rocha, marcam o programa do Outono Vivo para o feriado de 01 de Novembro.

A conferência tem início marcado para as 16h00 e o lançamento do livro para as 17h30, sendo ambos os momentos abertos ao público, decorrendo na Feira do Livro, instalada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Eduardo Bettencourt Pinto nasceu em Angola, tendo raízes açorianas, que buscou na juventude e também na actualidade, depois de regressar a África e de viajar pela Europa. É autor de vários livros de prosa e poesia.

José Olívio Rocha é natural da Terceira, sendo historiador de formação. Foi director do Museu de Angra do Heroísmo e o livro que apresenta no Outono Vivo resulta da sua tese de Mestrado em Relações Internacionais.

Às 15h00, no Auditório do Ramo Grande, decorrerão actividades para os mais novos, nomeadamente a peça teatral “A Menina que Detestava Livros”, levada ao palco pela Umbigo – Companhia de Teatro.

A Feira do Livro abre às 10h00, continuando a disponibilizar mais de 12 mil livros para compra.

No local, os visitantes podem ainda frequentar o bar da Academia, que é animado a partir das 20h00 pelos músicos Alexandre Gualdino e Humberto Ramos, ou as várias exposições patentes no foyer do Auditório ou na Academia da Juventude.

O Outono Vivo decorre até ao próximo domingo, enchendo a Praia da Vitória de eventos culturais, tendo como tema central a Lusofonia.

Ao nível literário, até ao momento, já foram apresentados seis livros: “Já Não Vem Ninguém”, do jornalista Sidónio Bettencourt; “A Fotografia nos Açores”, de Carlos Enes; “José Silvestre Ribeiro: o liberal e o humanista”, de Maria João Vieira; “O Mundo que Eu Vi”, do navegador açoriano Genuíno Madruga; “Na Esquina das Ilhas”, da escritora brasileira Lélia Nunes; e “Antigamente Era Assim: ensaios de história dos Açores”, que reúne escritos do ex-reitor da Universidade dos Açores e historiador Avelino Meneses.

Além destes e do livro cujo lançamento acontece esta terça-feira, estão ainda agendadas mais duas apresentações de livros: “JAF – ganadaria da ilha Terceira”, de Isabel Silva (dia 03, às 20h00, na Academia de Juventude); e “Cartilha da Economia Familiar: ser pobre não é uma fatalidade”, da autoria do jornalista Henrique Dédalo (dia 04, às 20h00, na Academia de Juventude).

O programa do Outono Vivo reserva ainda uma sessão de poesia com os actores Carlos Paulo e Hugo Franco, agendada para o dia 03, às 21h00; as peças de teatro “Que Vem do Latim”, do grupo Os do Costume, e “Homenagem a João Villaret”, pelo grupo Comuna; e a performance “Incommunicabilis”, da artista Carolina Bettencourt.

A performance e a sessão de poesia decorrerão na Academia de Juventude e as peças de teatro no Auditório do Ramo Grande.

À conversa com Rui Cardoso Martins e com o escritor africano Luandino Vieira, agendadas, respectivamente para os dias 05 e 06, são outras propostas do programa do Outono Vivo, que terá no último dia, 06 de Novembro, a apresentação do vencedor do concurso Sabores da Lusofonia, em disputa por cinco restaurantes locais, e a apresentação dos trabalhos vencedores do concurso literário do certame, subordinado ao tema “Lusofonia – Com a chave da voz, abri a vida”.

O programa pormenorizado do Outono Vivo pode ser consultado em www.cmpv.pt ou www.outonovivo.com.

Gabinete de Comunicação. 

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais