António Bulcão, Emanuel Pereira de Sousa e o restaurante O Pescador venceram, respectivamente, os concursos literário e gastronómico que decorreram no âmbito do VI Outono Vivo, que terminou domingo na Praia da Vitória.
António Bulcão foi o primeiro classificado do Grupo B (autores maiores de 18 anos) do Concurso Literário, intitulado “Lusofonia – com a chave da voz, abri a vida”. O autor venceu com o texto “Com a chave do amor, abri-te a língua”.
O segundo lugar deste escalão foi ganho por António Bettencourt, com o texto “Mátria”. E o terceiro lugar foi atribuído a Luciano Cardoso, autor do texto “Lusofonia: com a chave da voz, abri a vida”.
Neste grupo foram também atribuídas três menções honrosas: a Isabel Silva, autora do texto “Com a minha voz, abri a ponte da vida”; Renato Nunes, autor de “Ponte viva da esperança”; e Humberto Machado, autor do texto “Excertos do diário de Digo Teive de Botelho, piloto-mor da Coroa Portuguesa, que foi entregue a sua esposa Inês Pereira Andrade, que se achava a residir em Lisboa”.
Emanuel Pereira de Sousa venceu o grupo A (participantes com idades entre os 14 e os 18 anos), sendo autor do texto “O Verbo e a Vida”.
Carolina Arruda recebeu o segundo lugar do grupo, com um texto com o mesmo título que o tema do concurso literário da sexta edição do Outono Vivo.
Neste escalão, o júri não atribuiu terceiro lugar, mas distinguiu o texto de Cláudia Maciel da Silva, intitulado “Esquecimentos”, com uma menção honrosa.
Os vencedores foram conhecidos na tarde de domingo, numa sessão que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Os textos distinguidos no Concurso Literário do Outono Vivo 2011 podem ser lidos na página do evento na Internet, acessível em www.outonovivo.com.
Quanto ao concurso gastronómico “Sabores da Lusofonia”, o primeiro prémio foi atribuído ao restaurante O Pescador.
Neste concurso participaram cinco restaurantes localizados na Praia da Vitória: O Pescador, Mar à Mesa, Sabores do Chef, Clube dos Oficiais e La Barca.
O júri do concurso foi composto por professores da Escola Profissional da Praia da Vitória, cuja análise teve por base a apresentação dos pratos, a criatividade e o equilíbrio nutricional.
Cada restaurante participante foi desafiado a criar uma ementa (entrada, prato de carne, prato de peixe e sobremesa) onde incluísse ingredientes oriundos de vários países lusófonos.
O Outono Vivo 2011 terminou no domingo, 06 de Novembro, mas a organização decidiu manter aberta a Feira do Livro até 13 de Novembro, localizada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o mau tempo que se fez sentir na semana em que decorreu o Outono Vivo afastou muitos interessados em visitar a feira. Daí a organização ter prolongado o período de funcionamento da feira até ao próximo domingo.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt