Cerca de 650 crianças do Concelho da Praia da Vitória, com idades entre os seis e os doze anos, foram alvo, nos últimos dois anos, de rastreios à audição e à obesidade, numa iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Centro de Saúde local, no âmbito do programa municipal de saúde escolar.
O balanço, revelou que cerca de 40 por cento das crianças diagnosticadas em ambas as áreas foram encaminhadas para consultas de especialidade, nomeadamente consultas de apoio à audição e consultas de nutrição.
Até ao final de 2011, o programa municipal de saúde escolar desenvolvido pelo Município, em parceria com o Centro de Saúde da Praia, abrangeu mais de 3500 crianças do Concelho. O programa, que abrangeu diagnósticos à audição, visão, obesidade e saúde oral, foi implementado em 2007.
Relativamente ao rastreio à audição, foram avaliadas 605 crianças: 331 em 2011 e 274 em 2010. Destas, 125 foram encaminhadas para consultas da especialidade.
No caso da obesidade, foram diagnosticadas 496 crianças com idades de seis e doze anos na Escola Básica e Integrada da Praia e Básica e Integrada dos Biscoitos.
Em 2010, nesta especialidade, foram diagnosticadas 182 crianças. Em 2011, o diagnóstico à obesidade, altura e massa corporal abrangeu 314 alunos dos mesmos estabelecimentos de ensino.
Destes alunos, 40 por cento das crianças com seis anos foram identificadas como obesas e 34 por cento das crianças com doze anos foram identificadas com o mesmo problema.
Todas foram encaminhadas para a consulta de nutrição do Centro de Saúde da Praia da Vitória.
No que concerne ao rastreio à Visão, este decorreu no ano lectivo 2007/2008 e envolveu cerca de 900 crianças, que foram submetidas a testes de optometria, no sentido de melhorar a qualidade de vida destes, nas atividades que realizam diariamente.
A Autarquia apoiou na aquisição de óculos aos agregados com mais dificuldades.
No âmbito da saúde oral, foram distribuídos pela autarquia 1500 kit´s de saúde oral, pelos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho, no sentido de sensibilizar a população para a necessidade de cuidar dos dentes.
Com este conjunto de diagnósticos realizados mediante o protocolo efetuado entre a Autarquia e o Centro de Saúde da Praia da Vitória, foi possível intervir precocemente no combate à obesidade, audição, visão e saúde oral e contribuir eficazmente para a melhoria da saúde das crianças do Concelho.
O protocolo subjacente finalizou-se, mantendo-se o principio de colaboração entre a Câmara Municipal e Centro de Saúde da Praia da Vitória na continuação dos rastreios às crianças e jovens do Concelho agora abrangidos pelo Plano Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-Juvenil.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt