Segurança nos estabelecimentos de ensino do Concelho, acompanhamento da situação social e económica em comparação com as estatísticas trimestrais da criminalidade, sensibilização no transporte de crianças em actividades desportivas e acompanhamento da implementação da política de apoio descentralizado no combate à toxicodependência. São estas as principais preocupações que vão marcar a actividade do Conselho Municipal de Segurança na Praia da Vitória (CMSPV) e que foram aprovadas na última reunião do organismo.
No encontro, as várias entidades, perante as estatísticas da Polícia de Segurança Pública, reconheceram que a criminalidade ao nível de assaltos a residências e estabelecimentos comerciais baixou no Concelho, mas que os pequenos furtos de gasóleo e a explorações agrícolas (onde o roubo de combustível é o principal motivo) aumentaram.
E tomaram conhecimento também que, apesar da redução no número de assaltos a residências e estabelecimentos comerciais, a zona mais afectada por estes crimes estende-se entre Santa Cruz, Fontinhas e São Brás.
Na maioria dos casos de criminalidade registada na Praia da Vitória, a toxicodependência continua a ser o principal motivo para a sua prática.
Outra das realidades apresentadas na última reunião do CMSPV é o aumento do número de casos de pesca ilegal. No entanto, as autoridades competentes explicaram que, nestas situações, têm vindo a optar por uma postura de sensibilização, já que detectaram que a maioria das vezes se tratavam de ilícitos inerentes a necessidades de subsistência própria ou familiar.
Após o diagnóstico estatístico, os membros do CMSPV acertaram a estratégia e actividades para 2012, estabelecendo as cinco prioridades para o próximo ano.
A principal área de actuação será a segurança nas escolas do Concelho, particularmente nas EBI Francisco Ornelas da Câmara e dos EBI dos Biscoitos.
Ficou também assente o compromisso de, trimestralmente, o CMSPV analisar se a esperada degradação económica e social resultante da crise financeira tem impacto nas estatísticas da criminalidade no Concelho.
Neste ponto, as forças policiais indicaram não haver, até ao momento, qualquer relação provável entre os índices de criminalidade no Concelho da Praia e o agravamento das condições económicas e sociais. Mas todos os participantes assumiram tratar-se de uma realidade provável. Daí o empenho em acompanhar a situação para, ao menor indicio, serem implementadas medidas preventivas.
Outras das prioridades para 2012 serão campanhas de sensibilização para o transporte de crianças para actividades desportivas, tendo os participantes manifestado ser importante esta tarefa dado o elevado número de crianças e jovens que participam em actividades desportivas no Concelho e cujo transporte é necessário.
Os membros do CMSPV acordaram ainda acompanhar de perto os resultados da política de apoio descentralizado aos casos de toxicodependência, que o Governo Regional dos Açores implementou recentemente.
O CSMPV pretende ser um agente activo nesta estratégia de combate e prevenção das toxicodependências.
Por último, os membros do CMSPV decidiram reforçar os seus esforços em termos de segurança na próxima época balnear.
O CMSPV reúne regularmente, sendo o organismo local que senta à mesma mesa todas as entidades e organismos ligados à segurança das populações, nas suas variadas vertentes.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt