O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a concretização do projecto municipal de modernização administrativa, a concluir até meados de 2013, permitirá que a Autarquia seja a primeira do país a certificar a qualidade dos seus serviços e, acima de tudo, a responder com maior eficácia, eficiência, rentabilidade e produtividade às solicitações dos munícipes.
Roberto Monteiro, que falava em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do projecto, explicou que o projecto representa um investimento de 3,5 milhões de euros, sendo a sua face mais visível a construção do edifício para os serviços municipais na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
“Com este projecto, a Câmara da Praia terá condições para ser uma referência regional e nacional em termos de autonomia energética nos edifícios municipais e, acima de tudo, em termos de certificação da qualidade dos seus serviços. A face mais visível do projecto municipal de modernização administrativa será o novo edifício dos serviços municipais, a construir na Praça Francisco Ornelas da Câmara, mas uma das componentes fundamentais do projecto será o novo sistema de gestão de informação e comunicação, que permitirão uma plataforma automática de indicadores de desempenho e melhores processos de acção”, sublinhou.
Segundo o autarca praiense, o projecto municipal de modernização administrativa divide-se em três eixos de acção: concentração dos serviços de atendimento, técnicos e administrativos na Praça Francisco Ornelas da Câmara; concentração dos serviços operacionais e oficinas na zona industrial do Cabo da Praia; e novos sistemas de gestão de informação e de comunicação.
“A concentração dos serviços e as novas plataformas de informação e comunicação permitirão ganhos de produtividade, o reforço das sinergias, maior rentabilidade, sustentabilidade e mais eficiência e eficácia. Todos estes aspectos contribuirão para o reforço da qualidade da gestão e para o enfoque na produtividade através da simplificação e automatização de processos”, explicou.
“Ficarão assim reunidas as condições para a Câmara Municipal da Praia vir a ser uma referência regional e nacional relativamente à qualidade dos seus serviços, sendo que queremos ser o primeiro município a ter essa vertente certificada”, enfatizou.
Roberto Monteiro adiantou aos jornalistas que, neste momento, a concentração dos serviços operacionais no Cabo da Praia está praticamente terminada, sendo lançado a concurso esta terça-feira a construção do novo edifício municipal na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
“Esperamos ter as propostas entregues por parte dos concorrentes até final de Janeiro, iniciando-se em Abril/Maio a demolição do actual edifício, para que a construção da nova infra-estrutura ocorra no início do Verão. O nosso objectivo é que a mudança definitiva dos serviços de atendimento, técnicos e administrativos – actualmente instalados no edifício da Praia Ambiente -, assim como a inauguração do imóvel, ocorram até ao Verão de 2013”, concretizou o autarca praiense.
O presidente da Câmara Municipal explicou que o novo edifício representará um investimento de 2,8 milhões de euros, a que se somam 210 mil euros para o novo sistema de gestão de informação e de comunicação.
“Estes investimentos, a que se somam 480 mil euros relativos à deslocalização de serviços para a zona industrial, representam o aproveitamento da última parte do plafond da Autarquia no Proconvergência”, adiantou.
“Indirectamente, a concentração dos serviços municipais na Praça Francisco Ornelas da Câmara contribuirá decisivamente para a revitalização do centro histórico, já que garante um fluxo populacional diário de mais de meio milhar de pessoas nessa zona da cidade”, sublinhou.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt