Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara Municipal apoia Instituições de Santa Cruz
12 abril 2007

Decorreu na passada terça feira a visita oficial do executivo camarário à Freguesia de Santa Cruz.

A Praia da Vitória, para além do seu centro urbano actualmente bem delimitado entre a Rotunda do Cemitério e a Marina, ou pelo mar e Estrada 25 de Abril, tem a sua maior área ainda ruralizada, desde a Casa da Ribeira a Santa Luzia, passando pelos Álamos Bravos, Santa Rita e Amoreiras.

Roberto Monteiro disse aos jornalistas que a cidade da Praia da Vitória, constituindo uma área mista, merece ser discutida como tal, ou seja, “uma Santa Cruz, zona urbana, e outra, a da periferia”.

Para os próximos três a quatro anos, Roberto Monteiro aponta para um investimento na zona citadina que atinge os cerca de 30 a 35 milhões de euros, já incluindo trabalhos como a Avenida Marginal (14 milhões).

No capítulo dos investimentos, acentua a criação do complexo escolar para o ensino profissional, a construir na zona onde se encontram instaladas actualmente as garagens da autarquia, e a reabilitação da Casa das Tias de Vitorino Nemésio, obra a custar cerca de 350 mil euros e a iniciar no último trimestre deste ano.

Avança também para os trabalhos de saneamento básico entre a Igreja de Santa Luzia e a Praia da Vitória, obra a ser conduzida em parceria com o Governo Regional, que procederá ao asfaltamento daquela estrada.

Roberto Monteiro afirma que a autarquia “tem um projecto perfeitamente claro do que pretende para o futuro da cidade da Praia da Vitória” e destaca a área de expansão até à Via Vitorino Nemésio, a área do litoral e do centro histórico.

Foram estas três vertentes que foram partilhadas com representantes de 30 instituições sedeadas na freguesia de Santa Cruz, a quem fez o ponto da situação, projecto a projecto, numa sessão que demorou cerca de uma hora, tendo a seguir escutado sugestões de pormenor.

Na zona do Juncal a edilidade pretende centrar-se em redor do Centro Social e desportivo, pretendendo a construção de um pavilhão e a ampliação do Centro e a repavimentação de toda a estrada, que se encontra bem necessitada.

Na zona da Casa da Ribeira, o local mais afastado do centro da Praia, Roberto Monteiro diz que existem duas orientações, sendo uma delas, a de articular o projecto a centrar na Sociedade Recreativa.

No que se refere aos Álamos Bravos, o autarca socialista pretende apostar na “dinamização de algumas áreas, nomeadamente com a construção de um parque de campismo municipal”.

Decorrem já as negociações com os proprietários dos terrenos, sendo desejo da edilidade que o parque tenha dimensões grandes que permitam trazer à Praia esse tipo de turismo, que é, por norma, caseiro.

No caso do lugar de Santa Luzia da Praia, o presidente da CMPV disse que a aposta é na criação de um pólo dinamizador em volta do Salão, que já tem a primeira fase pronta através da construção da área social.

A segunda fase levará à remodelação da sala de espectáculos, sendo que a terceira fase incluirá a construção de uma cozinha tradicional de suporte às diversas celebrações.

Será ainda criado um centro de explicações, entre outras valências previstas nos projectos de apoio a crianças e idosos.

Três dezenas de instituições de índole social e desportiva assinaram 72 contratos-programa com a edilidade praiense, em cerimónia que decorreu no Auditório Municipal.

Com a formalização destes projectos, a edilidade vai despender cerca de 182 mil euros ao longo deste ano.

No que se refere a Santa Rita, Roberto Monteiro considera que o essencial está orientado para a habitação social, sendo prioridade a construção, no largo junto à Base Aérea n.º 4, de um Centro Social que abranja as populações daquela área, com centro de explicações e outras valências.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt