Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Corrida de Toiros da Praia da Vitória a 2 de agosto, Tibério Dinis afirma “importância de celebrar a festa brava e mostrar que cultura tauromáquica está viva na Ilha Terceira”
17 junho 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Comissão Organizadora da Corrida de Toiros da Praia apresentaram, esta quarta-feira ao final da tarde, o cartaz e o cartel para a Corrida de Toiros que se realizará a 2 de agosto, pelas 18h30, na Monumental Praça de Toiros Ilha Terceira.

Tibério Dinis, Presidente do Município, realça a importância da realização deste evento por duas ordens de razão: para “manter viva a festa brava e para assegurar um fator de sustentabilidade da nossa tradição tauromáquica”, frisando a necessidade de se dar “este contributo para mostrar que a cultura tauromáquica na nossa Ilha e no nosso Concelho está viva”.

Limitada pelas mesmas normas de segurança sanitária e proteção da saúde pública que foram definidas para a realização da Corrida do ano passado, a Tourada de 2021 terá um Concurso de Ganadarias (com prémios para o melhor toiro, a melhor apresentação, a melhor lide e a melhor pega).

Segundo Filipe Pires, responsável da Comissão Organizadora da Corrida da Praia – entidade constituída pela Tertúlia Tauromáquica Praiense e pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, o cartel integra um “Mano-a-Mano” entre dois talentos do toureio a cavalo luso, o Terceirense Tiago Pamplona e o continental João Ribeiro Telles, para 6 toiros das Ganadarias locais Rego Botelho (2) e Casa Agrícola José Albino Fernandes (2) e da Ganadaria continental de renome Passanha (2).

As pegas ficarão a cargo dos forcados terceirenses, cabendo ao Grupo dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (liderado por João Pedro Ávila) e ao Grupo dos Amadores do Ramo Grande (liderado por Manuel Pires).

A banda filarmónica que abrilhantará a Corrida de 2 de agosto será a Filarmónica União Praiense, liderada pelo Maestro Evandro Meneses, e os bilhetes (que mantém os mesmos preços do ano anterior) serão colocados à venda a partir do próximo dia 12 de julho, nas bilheteiras da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (na Praia da Vitória) e da Praça de Toiros Ilha Terceira (em Angra do Heroísmo).

O cartaz da Corrida da Praia da Vitória 2021 volta a ser da autoria do designer terceirense André Pimentel.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, agradecendo à Comissão Organizadora por, “uma vez mais, num momento difícil, organizar um evento desta envergadura – sendo certo que o momento deste ano é substancialmente diferente do ano passado” – mantém o contrato celebrado há 4 anos, no início do atual mandato autárquico, financiando o certame em 15 mil euros.

Segundo Tibério Dinis este apoio à organização da Corrida de Toiros da Praia da Vitória tem “dois objetivos muito claros, por um lado manter viva a festa brava e, por outro, assegurar um fator de sustentabilidade da nossa tradição tauromáquica”.

“Se durante a pandemia, cumprindo todas as normas definidas pelas Autoridades de Saúde, concretizamos a Corrida de 2020, não tenho dúvidas que o vamos conseguir também este ano. A organização deste evento é um claro sinal da afición terceirense, possibilitando à Praia da Vitória dar o seu contributo para mostrar que a cultura tauromáquica na nossa Ilha e no nosso Concelho está viva”, afirmou o edil.

Por fim, acrescentou, “queremos dar um contributo para o contexto nacional, uma vez que poucas são as corridas que se realizarão este ano, apesar de uma ligeira retoma no setor a nível nacional, os números ainda estão longe dos totais registados em 2019”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt