Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Contas consolidadas na Câmara Municipal, Sustentabilidade financeira permitiu apoiar famílias, empresas e associativismo da Praia da Vitória
01 julho 2021

A Câmara Municipal da Praia da Vitória canalizou, em 2020, cerca de 2 milhões de euros para apoios a famílias, empresas e associações locais no quadro da pandemia Covid-19, revelou, esta semana, Tiago Ormonde, vereador com o pelouro da gestão financeira na Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Segundo o autarca, os apoios foram possíveis devido ao rigor e consolidação orçamental implementados pelo atual executivo.

“O ano passado foi, para além de atípico, um ano muito complicado e difícil para todos nós. Atendendo às necessidades dos praienses e tendo em conta a boa gestão das contas públicas feita até então, foi possível canalizar meios para aqueles que se encontravam em dificuldade”, explica Tiago Ormonde.

“Desde o início do mandato, a sustentabilidade financeira, a reorganização dos ativos e o permanente controlo das contas têm sido as linhas mestras da ação executiva, conferindo mais saúde às contas da Autarquia, o que nos permitiu acomodar as necessidades para este período atípico. Quando uns auguravam problemas, falências e aumentos de impostos, nós, serenamente e com rigor, empenho e esforço, fomos consolidando as contas e garantindo mais e melhores apoios para os praienses. Claro que ficaram coisas por fazer, como sempre, mas o que é um facto indesmentível é que conseguimos prestar os melhores apoios que nos foi possível aos praienses”, sublinha.

“E, além desse esforço, reduzimos em 15% o passivo municipal, acabamos com a derrama para as empresas, lideramos o processo dos terrenos de Santa Rita, avançamos com vários investimentos no abastecimento de água e redes viárias e continuamos a apoiar as empresas e o associativismo através dos vários regulamentos, que conferem transparência e rigor aos apoios municipais”, enfatiza Tiago Ormonde.

Segundo o vereador com a responsabilidade da gestão financeira municipal, tanto a Praia Ambiente, como a Praia Cultural, registaram perda de receitas em 2020, quer pela redução dos consumos, pela isenção das tarifas da água e pela inexistência de eventos culturais, respetivamente.

“Estes decréscimos foram colmatados pelas transferências da Câmara Municipal, e mais uma vez é importante lembrar que isto só foi possível devido ao bom trabalho feito ao longo do mandato, no que diz respeito à gestão financeira”, salienta o responsável pelas contas públicas.

Tiago Ormonde, na análise às contas consolidadas, sublinha ainda que a redução do passivo permitiu novos empréstimos para investimentos cofinanciados pela União Europeia, nomeadamente os previstos para a rede viária.

“E, futuramente, esta diminuição deixa uma margem de endividamento de três milhões de euros”, refere o edil.

Para além disso, a Câmara Municipal, nestes quatro anos, conseguiu reduzir em mais de 100 dias o Prazo Médio de Pagamento a fornecedores, possibilitando o crescimento económico das empresas e a manutenção dos postos de trabalho.

“A nossa preocupação e prioridade enquanto Executivo sempre foi, é e será trabalhar em prol da Praia da Vitória com rigor orçamental e financeiro para melhor responder às necessidades de todos os praienses que acreditam em nós. Vale e sempre valerá a pena viver, investir e visitar a Praia da Vitória”, assegura Tiago Ormonde.

 Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt