Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Eventos
Vânia Ferreira no encerramento das XV Jornadas Agrícolas “É nosso dever garantir dignidade e valor a quem nos alimenta”
26 março 2023
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, defende é obrigação dos decisores públicos garantir e concretizar medidas que confiram dignidade e valorização ao trabalho dos produtores agrícolas.
 
A ideia foi expressa na sessão de encerramento das XV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreu na noite de sábado, dia 25, no Salão de Festas de Santa Luzia.
 
“Alguém já disse que, enquanto sociedade, devemos valorizar os professores porque formam as novas gerações. Eu acrescento: valorizemos também os nossos produtores porque eles alimentam as gerações atuais e as gerações futuras. E esta parece-me a ideia chave que tem de conduzir a ação de todos nós: a agricultura alimenta-nos. Da mesma forma que lhe exigimos que nos garanta o alimento; preocupemo-nos em lhe garantir os meios para que cada produtor o faça de forma digna e valorizada”, argumentou a autarca praiense.
 
“Tal atitude, sem qualquer dúvida, alimentará a atratividade do setor, para que novos jovens assumam como opção de vida a criação de alimento vegetal e animal. Estes devem ser os nossos focos”, frisou Vânia Ferreira.
 
De igual modo, a presidente da Autarquia sublinhou ser fundamental que o desenho de políticas e medidas tenha na base preocupações humanistas e regenerativas dos recursos agrícolas.
 
“É fundamental que, enquanto decisores políticos, trabalhemos na urgência de apoios e medidas que privilegiem a regeneração dos recursos e premeiem soluções humanistas e humanizantes. Ou seja, não devemos apenas insistir na sustentabilidade dos resultados; devemos também incentivar à adoção de práticas regenerativas dos recursos; Não devemos premiar ações que primam pelos resultados numéricos; ao invés, devemos potenciar medidas que tenham como enfoque a dignidade do ser humano, a qual se expressa também na sua capacidade de geração de riqueza e na sua valorização enquanto pessoa e enquanto agente ativo na alimentação humana”, adiantou.
 
Na sua intervenção, Vânia Ferreira enalteceu ainda o empenho das entidades parceiras na organização desta edição das Jornadas Agrícolas (Associação Agrícola da Ilha Terceira, Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e Bioazórica) e renovou o compromisso municipal com as próximas edições do evento de debate e reflexão sobre o setor agrícola insular.
 
Na sessão de encerramento intervieram também o presidente da Bioazórica, Miguel Garcia, o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, Diego Aguiar, o presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.
 
As XV Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória decorreram nos dias 24 e 25, no Salão de Festas de Santa Luzia subordinadas ao tema “Agricultura ajustada ao novo panorama global”.
 
Gabinete de Comunicação.
Praia da Vitória, 25 de março de 2023.


Notícias Relacionadas

Eventos
17 fevereiro 2023
Desfile animou o centro da cidade, Cerca de 640 crianças celebraram o Carnaval na Praia da Vitória
Cerca de 640 crianças, das escolas do Concelho, encheram as ruas da Praia da Vitória para celebrar o Carnaval, num desfile organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), através da Cooperativa Praia Cultural (CPC).
Eventos
08 março 2023
A 24 e 25 de março, com organização da CMPV, AAIT, AJAT e Bioazórica Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória juntam produtores para debater o momento atual do setor num mundo de incertezas
A agricultura terceirense enquadrada no novo panorama global estará em debate, a 24 e 25 de março, na 15º edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que vão decorrer no Salão de Festas de Santa Luzia.
Eventos
07 março 2023
Parceria reforça aposta municipal na Juventude, Câmara protocola com Estudantes da Vitorino Nemésio apoios para atividades formativas e culturais
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Cooperativa Praia Cultural e a Associação de Estudantes da Escola Secundária Vitorino Nemésio assinaram, na segunda-feira, dia 06, um protocolo de parceria que visa reforçar o apoio municipal às atividades formativas e lúdicas promovidas por esta associação.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt