Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Ambiente
Empreitadas de reforço do abastecimento de água e descontaminação, Câmara da Praia acusa Ministério do Ambiente de abandonar processos do Fundo Ambiental no Concelho
08 maio 2023
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acusa o Ministério do Ambiente de pôr em causa vários projetos de melhoria do abastecimento de água no Concelho por ausência de resposta a processos administrativos pendentes entre a Autarquia e o Fundo Ambiental.
 
Segundo Vânia Ferreira, um dos processos pode implicar inclusivamente a perda de um investimento que ascende a 4,6 milhões de euros para o reforço do subsistema de abastecimento de água Agualva-Praia da Vitória.
 
“Neste caso em particular, o projeto foi protocolado com o Fundo Ambiental e a Câmara, mas não foi incluída a Praia Ambiente como entidade executora da empreitada. Ora, a Praia Ambiente é que tem delegada a competência na execução destes trabalhos, mas como não está referida no protocolo, o Fundo Ambiental pode transferir as verbas para a Câmara, mas esta, por imposição legal, não as pode transferir para a Praia Ambiente. Bastaria uma adenda ao protocolo e o assunto ficava ultrapassado. Contudo, essa adenda tem de ser aceite pelo Ministério do Ambiente. Como este não nos responde a qualquer pedido de reunião ou diálogo, o processo está parado e a obra, que tem de estar concluída até 2025, corre o risco de não ser realizada”, exemplifica a autarca praiense.
 
“Estranhamos este silêncio. Mas, mais grave, é que a postura do Ministério do Ambiente revela uma enorme falta de respeito por este concelho e pela sua população. Os processos pendentes são de enorme relevância em matéria de saúde pública. E não falamos aqui de pedir nada de novo. São processos em curso, que dependem de meras decisões administrativas por parte do Ambiente, para que o Fundo Ambiental possa proceder aos reembolsos que são devidos à Praia da Vitória. Mas, para que estas ocorram, o Ministério do Ambiente tem de responder. Aliás, é dever de qualquer entidade pública responder às solicitações. Os Praienses vivem em Portugal e o Governo da República e as suas dependências existe para todos os portugueses. E somos e seremos intransigentes a defender os interesses do nosso Concelho”, enfatiza.
 
“De igual modo, temos dois processos com o Fundo Ambiental no valor de cerca de 600 mil euros que se encontram por resolver, porque continuamos sem respostas do Ministério do Ambiente”, adianta Vânia Ferreira.
 
A Presidente da Autarquia explica que, nestes casos, um dos processos tem a ver com o pagamento dos trabalhos a mais na empreitada de adução e abastecimento de água Santa Rita/Juncal.
 
“No troço da Canada da Mesquita, foram realizados trabalhos resultantes de suspeitas de contaminação dos solos. O Ministério da Defesa, em 2021, reconheceu a validade destes e o seu enquadramento no Fundo Ambiental. Mas, até hoje, o Ministério do Ambiente nunca transferiu essa verba para que o Fundo Ambiental possa ressarcir a Praia Ambiente”, pormenoriza a edil.
 
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória estranha o silêncio e a ausência de respostas por parte do Ministério do Ambiente, dada a importância dos projetos pendentes, particularmente a empreitada de reforço do subsistema de abastecimento de água Agualva-Praia da Vitória.
 
“Neste caso, trata-se de uma mera questão formal, que se resolve com uma mera adenda. E tudo se resolveria se os nossos pedidos de reunião fossem atendidos, algo que se arrasta há vários meses”, sublinha a autarca praiense.
 
Gabinete de Comunicação.
Praia da Vitória, 08 de maio de 2023.

Notícias Relacionadas

Ambiente
20 setembro 2022
Quinta-feira, dia 22 de setembro, Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se ao Dia Sem Carros reservando várias vias à circulação “amiga do ambiente”
A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, na próxima quinta-feira, dia 22, ao Dia Sem Carros, reservando as Ruas de Jesus e da Alfândega, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e a Avenida Álvaro Martins Homem para a mobilidade pedonal e em bicicleta.
Ambiente
02 junho 2023
Primeira cidade açoriana a receber a distinção, Municipio da Praia da Vitória vence galardão de Prata nos LivCom Awards com projeto LIFE CWR
O Município da Praia da Vitória foi galardoado, esta sexta-feira, dia 02, com a medalha de Prata na categoria de Projeto Ambientalmente Sustentável pelo trabalho realizado no Projeto LIFE CWR, que tem recuperado os pauis da Praia da Vitória.
Ambiente
01 junho 2022
ATRIBUIÇÃO DE BRINDE REUTILIZÁVEL, CAMPANHA “MÊS DO AMBIENTE NA PRAIA AMBIENTE” COMEÇA HOJE
A empresa municipal Praia Ambiente promove a partir de hoje, dia 01 de junho, a campanha de sensibilização “Mês do Ambiente na Praia Ambiente” ...

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt