Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Ambiente
Defende Vânia Ferreira na abertura do Seminário “Zonas Húmidas: Saúde e Bem-estar”, “Quanto melhor perceber os benefícios, melhor a comunidade defende a natureza”
02 fevereiro 2024
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que os decisores públicos têm de aumentar a voz na defesa do ambiente e dos recursos naturais para inverterem o crescimento das posições extremistas contra as preocupações ecológicas.

Intervindo na sessão de abertura do Seminário “Zonas Húmidas. Saúde e Bem-estar”, que decorreu na manhã de sexta-feira, dia 02, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito da Semana das Zonas Húmidas promovida pela Autarquia, Vânia Ferreira afirmou que essa defesa passa pela qualidade da comunicação com a comunidade que convive com o património natural.

“A mera posse de um determinado património natural sem o seu correto, sustentado e cuidado usufruto resultará apenas no abandono paulatino por parte das populações. As pessoas querem sempre perceber o porquê de determinado projeto e, acima de tudo, usufruir dos seus benefícios. É algo que, enquanto decisores públicos, não nos podemos esquecer. No âmbito do projeto de recuperação dos pauis da Praia, tornou-se evidente que o nosso património natural pode ser preservado e ampliado, sem pôr em causa o desenvolvimento social e económico. E numa altura em que as preocupações humanistas e ecológicas estão a perder terreno na Europa e no Mundo face às narrativas extremistas é essencial que cada um de nós use o exemplo dos nossos pauis como prova de que podemos ajudar a natureza, aproveitando os seus benefícios”, argumentou a edil praiense.

Na sua intervenção, Vânia Ferreira desafiou os atores públicos a terem sempre presente no ato de decisão que as suas ações serão melhor aceites e defendidas quanto maior for a compressão dos seus benefícios para a comunidade.

“Permitir ou proibir; restringir ou ampliar; investir ou não só são opções percebidas pelas pessoas quando devidamente explicadas e comunicadas, particularmente no que concerne aos benefícios presentes e futuros. Faço este apelo porque acredito que seremos melhores cidadãos quanto melhor conhecermos o que nos rodeia e as decisões que nos afetam. A Cidadania não pode ser apenas uma exigência de quem decide para quem vive a decisão. A Cidadania é também a atitude de quem decide sobre quem é afetado. E, como diz o nosso sábio Povo: falando, toda a gente se entende. Portanto, o apelo que vos faço é: ajudem-nos a comunicar e explicar”, explicou.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória aproveitou a ocasião para fazer o balanço das atividades, no âmbito da sensibilização e defesa do património natural local, dando destaque para a participação de mais de cinco mil pessoas em mais de uma centena de ações de sensibilização realizadas nos últimos dois anos, para a realização da Feira do Ambiente ou das atividades organizadas nas escolas.

“Desenvolvemos um trabalho de enorme impacto nas zonas balneares, sendo hoje o Concelho açoriano que mais Bandeiras Azuis ostenta, o que prova a qualidade da nossa zona costeira. Aliás, esse trabalho foi reconhecido há poucos dias com o prémio Município Mais Azul 2023. E, porque falamos de prémios, não posso esquecer a medalha de prata nos Prémios LivCom Awards na categoria de projeto ambientalmente sustentável pelo LIFE CWR, tornando-nos a primeira cidade açoriana reconhecida nesta competição mundial. Temos orgulho na implementação do Programa Eco Escolas desde 2005, que nos valeu novamente o galardão Município Parceiro 2023. E, em parceria com outros setores municipais, implementamos diversas campanhas de sensibilização ambiental, quer ao nível da literacia para o mar, da reciclagem, da sustentabilidade dos recursos hídricos, entre tantas outras vertentes”, exemplificou.

“Ao nível da preservação do Ambiente, quer na particularidade das nossas zonas húmidas quer na generalidade do património natural praiense, temos realizado inúmeros projetos que provam que esta área é uma das nossas prioridades de atuação. Nem sempre o trabalho é tão visível quanto uma grande obra de betão, mas acreditamos que os benefícios destes projetos são amplamente maiores do que um simples edifício”, concluiu.

A sessão de encerramento do seminário “Zonas Húmidas- Saúde e Bem-estar”, ocorrida ao final da manhã de sexta-feira, foi presidida pelo Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricky Baptista.

A Semana das Zonas Húmidas decorreu de 27 de janeiro a 02 de fevereiro na Praia da Vitória, sob organização da Autarquia.

Devido às condições meteorológicas no último fim-de-semana, a feira sustentável e a atividade nature sketchers foi adiada para este sábado, dia 03.

A feira, dinamizada pela comunidade escolar e pelos agrupamentos de escuteiros, decorrerá entre as 09h30 e as 12h00 na Rua de Jesus. O registo pelo desenho “nature sketchers”, organizado pela Associação de Urban Sketchers da Ilha Terceira, ocorrerá entre as 14h00 e as 17h00 no Paul da Praia da Vitória.
Praia da Vitória, 02 de fevereiro de 2024
Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Ambiente
20 setembro 2022
Quinta-feira, dia 22 de setembro, Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se ao Dia Sem Carros reservando várias vias à circulação “amiga do ambiente”
A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, na próxima quinta-feira, dia 22, ao Dia Sem Carros, reservando as Ruas de Jesus e da Alfândega, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e a Avenida Álvaro Martins Homem para a mobilidade pedonal e em bicicleta.
Ambiente
02 junho 2023
Primeira cidade açoriana a receber a distinção, Municipio da Praia da Vitória vence galardão de Prata nos LivCom Awards com projeto LIFE CWR
O Município da Praia da Vitória foi galardoado, esta sexta-feira, dia 02, com a medalha de Prata na categoria de Projeto Ambientalmente Sustentável pelo trabalho realizado no Projeto LIFE CWR, que tem recuperado os pauis da Praia da Vitória.
Ambiente
01 junho 2022
ATRIBUIÇÃO DE BRINDE REUTILIZÁVEL, CAMPANHA “MÊS DO AMBIENTE NA PRAIA AMBIENTE” COMEÇA HOJE
A empresa municipal Praia Ambiente promove a partir de hoje, dia 01 de junho, a campanha de sensibilização “Mês do Ambiente na Praia Ambiente” ...

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt