Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Campanha sobre recolha de óleos alimentares usados.
17 junho 2009

A empresa Municipal Praia Ambiente tem vindo a dedicar significativos recursos financeiros e humanos às medidas de preservação do ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao longo deste mandato já se investiram, na área ambiental, cerca de 700 mil euros.

Uma das medidas mais importantes é evitar o lançamento, para as redes de esgotos e águas residuais, de matérias poluentes. Os óleos alimentares são um dos elementos mais poluentes das redes, por obstrução, em particular, dos filtros das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR´s).

Por este motivo, a autarquia decidiu iniciar, em Setembro do ano passado, uma campanha porta a porta destinada à sensibilização para a recolha de materiais recicláveis. Assim, à segunda-feira recolhem-se embalagens (plástico, metal e tetra pak), à quarta-feira o papel/cartão e à sexta-feira o vidro.

A partir do dia 5 de Junho tem início mais uma recolha porta a porta, desta vez a do óleo alimentar usado. A recolha será feita às quintas-feiras às 08h30 conforme se explica num folheto informativo, distribuído à população, que indica como se processa o serviço.

A recolha porta a porta do óleo alimentar será efectuada apenas na zona do centro urbano da cidade da Praia da Vitória, tendo como zonas limites as rotundas da Boavista, da Circunvalação e Império das Figueiras do Paím.

O óleo alimentar usado recolhido à sua porta será encaminhado para uma unidade de tratamento e valorização da empresa Praia Ambiente e transformado em biodiesel. O biodiesel produzido será usado na frota automóvel da Praia Ambiente, permitindo a redução do consumo de combustíveis fosseis, bem como a emissão de gases de estufa, por se tratar de um combustível menos poluente.

Apelamos à sua consciência para que connosco preservemos o futuro das próximas gerações que são os nossos filhos e os nossos netos.

Por outro lado, durante o passado mês de Maio decorreu a campanha denominada “Presentes destes, não Obrigado!” dedicada aos dejectos caninos na via pública

A Praia Ambiente, que distribuiu panfletos no centro urbano da Praia da Vitória, alertou os donos de animais de estimação para empreenderem mudanças de atitude que evitem a deposição de dejectos animais na via pública.

O principal objectivo da campanha visou alertar a comunidade para a ameaça à saúde pública que constitui a deposição e continua exposição dos dejectos dos animais na via pública. A deposição daqueles dejectos pode provocar a transmissão de doenças graves, como a hidatidose, toxocarose e a raiva.

Além dos problemas de saúde a deposição de dejectos animais na via pública tem um enorme e forte impacto negativo visual e no meio ambiente devido à poluição odorífica.

Assim, esperamos conseguir uma melhor limpeza e um aumento no grau de higiene nos espaços públicos. Contamos com a vossa colaboração.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt